5 de abril de 2011

Costa Amalfitana - ai que Paixão!

Hotel San Pietro, em Positano

Com certeza a Costa Amalfitana foi um dos lugares mais maravilhosos que já visitei na minha vida, e acho que todos devem um dia planejar uma viagem àquela cidade mágica. A Itália inteira tem lugares paradisíacos, mas não esuqeço jamais de Amalfi, de Ravello e Positano. Já fiz essa viagem inúmeras vezes, e todas elas foram especiais. Fui com amigas, amigos, parentes...sempre bom! A Costa Amalfitana é um trecho de 60 km do litoral da Campânia, entre Sorrento e Salerno, onde uma linda estrada costeira, que é uma passarela estreitíssima, esculpida, em boa parte, no precipício. Ao longo da estrada, entre uma vista vertiginosa e outra, encontram-se cidades históricas como Amalfi (à beira do mar Tirreno) e Ravello (no alto da montanha), além de um lindo vilarejo que escorrega pela encosta até a praia, que é Positano. Positano é uma cidadezinha assim: fica entre duas montanhas e um vale de praia. Todas as casas são coloridas e realmente “penduradas” nos morros. E existe praticamente uma única rua, com uma direção. Você chega e sai da cidade por ela. Também tem o ônibus “interno” que faz o percurso inteiro da rua, o que na prática significa dar a volta inteira na montanha e descer novamente ao nível do mar. A praia “maior” fica bem no centrinho e para chegar até ela é preciso descer a montanha e passar por dezenas de lojinhas de artesanato, roupas de linho e cerâmica.

                                     
Varanda do San Pietro

A primeira vez que fui à Positano, o hotel "must stay" cidade  era o La Sirenuse, o tal hotel que aparece no filme “Only You”, com a Marisa Tomei. E realmente é lindo, e uma dos tops da viagem. Eu já namorava o Sireneuse há quando cheguei lá, desde que vi o filme. Aliás, é também Positano que aparece no filme “Sob o Sol da Toscana”, quando Frances vai até a praia procurar por Marcelo. O preço sempre foi proibitivo, mas vale a pena.Se não ficar no hotel,vai no final de tarde no champanhe bar. É a melhor vista da cidade, o lugar é incrível e você pode apenas tomar um drinque, sem gastar tanto. Chegue ao anoitecer. O Sireneuse fica no início da subida da via Pasitea, para quem está deixando a cidade. Da mesinha do champanhe bar dá para ver a praia, os barcos estacionados, a cúpula da igreja principal tocando o sino, e todo o outro lado da montanha completamente tomada de casinhas vermelhas, laranjas, amarelas, azuis… Então, quando você se senta ali, dá quase vontade de chorar de lindo. Peça Bellinis, o drinque que leva Prosecco e suco de pêssego natural. Nunca na Itália você recebe apenas o seu drinque. Ele vem sempre acompanhado de azeitonas, castanhas, pistaches, batatinhas, salgadinhos ou o que mais tiver… Peça mais bellinis…abaixo está a foto da piscina do La Sireneuse.


Abaixo, masi fotos do Hotel San Pietro, paraíso na Terra, com praia privativa e tudo isso e mais um pouco que vocês estão vendo nas fotos. Ele não fica dentro da cidade, mas é muito, muito especial.






Amalfi - Espremida entre rochedos e o mar cor de esmeralda que faz a fama da Costa Amalfitana, é tão pequena e quase tranqüila (se não fossem tantos turistas...) que fica difícil acreditar que há uns mil anos ela foi uma importantíssima repubblica marinara . Pois é, a república tinha até moeda própria e comercializava com o Oriente, concorrendo com Gênova, Pisa e Veneza. A última vez em que estive lá comi o melhor Risoto do Mundo, de salmon com Caviar em cima, em um restaurante que fica bem na beira d'agua, no porto. Não me lembro o nome, faz ages e com certeza chegando lá vocês vão sentir o cheirinho do melhor restaurante. A cidade é minuscula. Só sei que ao lado da Catedral tem uma loja de Marzipans maravilhosos.O duomo, (que é a Catedral) de Amalfi, do século X, fica no alto de uma espetacular escadaria e chama a atenção por sua imponência. Próxima de Amalfi, menos famosa que a Grotta Azzura, em Capri – e, conseqüentemente, menos lotada de turistas –, a Grotta dello Smeraldo é tão bonita quanto aquela. Seu nome vem do tom verde-esmeralda das águas. As estalagmites do fundo demonstram que, no passado, a gruta ficava fora d água. Nela existe um presépio submarino – de gosto meio duvidoso, mas a cor da água é demais. As ruazinhas de casinhas brancas interligadas no alto formam, em alguns pontos, neis; em outros transformam-se em escadarias e labirintos deliciosos para passear.  Experimente o vinho local, o Solopaca rosso (um DOC por um bom preço!).

Capri é um destino cobiçado desde a época dos imperadores romanos –Otaviano e Tibério construíram palacetes por lá. Por sua proximidade à Costa Amalfitana, pode ser visitada na mesma viagem.
Os tons do Mar Tirreno (parte do Mediterrâneo) e a luminosidade toda particular que envolve a Costa Amalfitana justificam a paixão que as canções napolitanas mais famosas devotam ao mar e ao sol. Quem quer ter maior mobilidade pode alugar um carro para percorrer a Costa Amalfitana. O barco e o ônibus (e, no caso de Sorrento, também o trem) são outras opções.
Sorrento - Cidade chique e deliciosa, situada num verdadeiro terraço sobre o mar. A vocação turística da cidade remonta à época do Grand Tour, quando foi “descoberta” por Byron, Keats, Goethe, Wagner, Ibsen e Nietzsche. Lá o aroma das laranjeiras e limoeiros e a brisa do mar substituem a fumaça dos automóveis.


.

Ravello - De Amalfi, por uma estradinha íngreme, pode-se chegar de carro ou ônibus a Ravello, “a cidade da música”, que tem a particularidade de ficar bem no alto de uma montanha, mas de frente para o mar, de um lado, e de outro para o belíssimo Vale do Dragão, todo cultivado com vinhas e olivais.
 


Olha o quarto do Hotel - chiquérrimo. Ah, esqueci de falar que Clinton e Hillary ficaram lá - vi as fotos na parede, galera! E eu ai abaixo, em outras eras.

Cheia de ruazinhas e escadarias, Ravello parece esquecida no tempo e – fora da temporada musical, pois a cidade é palco de inúmeros Festivais, não é lotada de turistas. Nos jardins da Villa Rufolo, voltados para o mar, são apresentados os famosos festivais de música clássica de Ravello. O Hotel maravilhoso em Ravello é o Villa Cimbrone onde os jardins, decorados com estátuas de deuses e outras figuras da Antigüidade clássica, levam a um terraço que se debruça, a centenas de metros de altura, sobre o azul profundo do Mediterrâneo. Sensacional! Ao ir ou voltar da Villa Cimbrone, dê uma parada no Convento de San Francesco para conhecer seu gracioso e tranqüilo claustro.

3 comentários:

  1. Juro por Deus, não tive como não ter 'inveja" desta viagem/hospedagem na Costa Amalfitana. sorry....

    ResponderExcluir
  2. Monina, que corpão!!!
    Suas viagens são maravilhosas, não é mesmo?
    As fotos estão maravilhosas!!!
    bjs
    Marcia

    ResponderExcluir
  3. Ai que sonho! fotos lindas demais! Que saudades que eu estava de passar aqui pelo seu blog...estas viagens...so coisa linda... de sonhar... thanks!

    ResponderExcluir