Hoje vou postar umas fotos e a história da marca Missoni, que eu amo e sou fiel consumidora. Desde mocinha o colorido chamativo da marca me atraia, e há uns 30 anos tive meu primeiro vestido Missoni. Minha irmã morava na Itália e eu ia sempre dar um beijinho nela...àquela época a Missoni era uma marca meio esquecida, Old Fashioned, e tinha gente por aqui que achava tudo muito colorido demais. A marca sofreu uma revolução que todos sabem e bombou geral de novo, a exemplo do que aconteceu nos anos 70. Nos Estados Unidos a marca M, que é mais barata da Missoni pode ser comprada com preços acessíveis, e sempre que estou lá aproveito. Os caftãs e túnicas são para lá de bacanas. Quando entrei na Missoni de Firenze, nessa última viagem que fiz à Itália, quase enlouqueci com as cores fascinantes e variedade. Fui atendida por estas duas irmãs que não me deixaram sair até experimentar a última peça do meu tamanho. Amei a extravagância!
olha que lindos os modelos desta arara....os preto e branco encheram os meus olhos...
Quando vieram ao Brasil em 2007, Margherita e Vittorio Missoni - neta e filho dos fundadores da marca italiana - contaram o que consideram ser o segredo do seu sucesso. Disseram que roupa boa precisa ser feita sobre três "pilares": qualidade, criatividade e, sobretudo, modelagem boa. E enfatizaram que num mercado de moda inflado de stylists e editores, ainda hoje pouca gente domina a técnica da modelagem - ou se importa com ela. Na década de 50 o casal Rosita e Ottavio Missoni começou a produzir tricôs coloridos e vendê-los para diversas marcas. As corrdenações criativas de cores, a qualidade dos fios e as tramas de qualidade (três pilares!) vendiam tanto que, na década de 70, o casal resolveu vender suas peças sob sua própria marca. Desde então, o estilo Missoni permanece tão atual quanto elegante, e suas propagandas de antes se confundem com as de hoje - tamanha a contemporaneidade do produto! A principal característica do produto Missoni é a diversidade de cores tramadas em tricô fino, geralmente em listras que não necessariamente são retinhas, mas que podem ser onduladas e não-lineares - mas sempre suuuper harmônicas. A marca não fica só nas malhas e faz todo tipo de produto: desde vestidos de festa até "roupa de balneário", passando por perfumes e produtos para decoração. Ainda em passagem pelo Brasil, Margherita - que hoje é 'o rosto' da marca - explicou que o sucesso dos negócios tem base no sucesso da família. Diz que tudo que é feito pela Missoni é inspirado no lifestyle dos que têm esse sobrenome: "o segredo é ter uma boa família, boa comida, uma casa no sol - e fazer roupas com esse espírito: coloridas, confortáveis, alegres. A marca representa um estilo de vida que vende com mais força o produto." Diz que a filosofia da (vovó!) Rosita sempre foi "viveronde e como ela gostaria de passar os fins de semana"- e até a filosofia é super válida, até hoje!
A história
Tudo começou em 1948, na cidade de Londres, durante os Jogos Olímpicos quando Rosita, uma jovem nascida no seio de uma família de fabricantes de tecidos, conheceu Ottavio Missoni (chamado pelos amigos de “Tai”), atleta da equipe italiana de atletismo na modalidade 400 metros com barreira e que fabricava os uniformes esportivos. Casaram cinco anos depois e iniciaram um negócio na área da tecelagem em 1953, na pequena cidade de Gallarate, região da Lombardia, quando começaram a produzir malhas de tricôs coloridos e vendê-las para diversas marcas.Em 1958 a pequena malharia apresentou sua primeira coleção na cidade de Milão e, em 1960, seus vestidos começaram a aparecer nas revistas de moda. Porém, um vestido de tricô colorido com jeitão hippie, que virou produto de luxo no fim dos anos 60, começaria a mudar a história da pequena empresa italiana. Foi quando ela começou a produzir os trajes relativamente simples com estampas inspiradas na “op art” (abreviação em inglês para arte óptica) e em desenhos africanos. Desse momento em diante, a marca começaria a deixar de ser uma pequena grife para se tornar um ícone da moda usada por astros como Tom Hanks e Drew Barrymore e modelos como Kate Moss e Gisele Bündchen.
Em 1967 a dupla mostrou suas criações em Florença e Paris e dois anos depois em Nova York. Em 1970, a MISSONI inaugurou seu primeiro ponto de venda dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s em Nova York. As coordenações criativas de cores, a qualidade dos fios e as tramas de qualidade vendiam tanto que, na década de 70, o casal finalmente resolveu vender suas peças sob sua própria marca, surgindo assim a MISSONI. Rapidamente, passaram a produzir as suas próprias coleções (suéteres, costumes, jaquetas, casacos e vestidos), distinguindo-se pela utilização de cores vivas e pela complexidade dos seus padrões. Antes considerada uma espécie de artigo “menor de moda”, pelas mãos da dupla as malhas ganharam status de artigo de primeira linha.
-Ano após ano a marca foi conquistando uma clientela fiel, críticos de moda e milhões de fãs. Em 1976, as primeiras lojas foram inauguradas em Milão e Nova York. A década de 80 teve início com a apresentação do primeiro perfume da grife. Em 1981, a MISSONI iniciou a produção de estamparia e tecidos para decoração, inaugurando assim a divisão conhecida hoje como MISSONI HOME. A diversificação de produtos ganhou força na década de 90, quando, em 1998, a empresa lançou no mercado a M MISSONI, uma linha de produtos com preços mais acessíveis e direcionados para um público mais jovem. Foi a partir desta época, sob o comando da terceira geração da família, que a empresa cresceu em torno de peças coloridas e com acabamentos diferenciados para a moda prêt-à-porter, acessórios, itens para casa e as linhas de maquiagem.
-Com a chegada do novo milênio, a MISSONI acelerou sua expansão internacional com a inauguração de lojas em Madrid, Londres, Dubai, Zurique, entre outras cidades cosmopolitas do mundo. No Brasil os preços são salgados: uma saída de praia custa R$ 2.700 e vestidos de noite não saem por menos de R$ 8.000, em média
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Em 1967 a dupla mostrou suas criações em Florença e Paris e dois anos depois em Nova York. Em 1970, a MISSONI inaugurou seu primeiro ponto de venda dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s em Nova York. As coordenações criativas de cores, a qualidade dos fios e as tramas de qualidade vendiam tanto que, na década de 70, o casal finalmente resolveu vender suas peças sob sua própria marca, surgindo assim a MISSONI. Rapidamente, passaram a produzir as suas próprias coleções (suéteres, costumes, jaquetas, casacos e vestidos), distinguindo-se pela utilização de cores vivas e pela complexidade dos seus padrões. Antes considerada uma espécie de artigo “menor de moda”, pelas mãos da dupla as malhas ganharam status de artigo de primeira linha.
-Ano após ano a marca foi conquistando uma clientela fiel, críticos de moda e milhões de fãs. Em 1976, as primeiras lojas foram inauguradas em Milão e Nova York. A década de 80 teve início com a apresentação do primeiro perfume da grife. Em 1981, a MISSONI iniciou a produção de estamparia e tecidos para decoração, inaugurando assim a divisão conhecida hoje como MISSONI HOME. A diversificação de produtos ganhou força na década de 90, quando, em 1998, a empresa lançou no mercado a M MISSONI, uma linha de produtos com preços mais acessíveis e direcionados para um público mais jovem. Foi a partir desta época, sob o comando da terceira geração da família, que a empresa cresceu em torno de peças coloridas e com acabamentos diferenciados para a moda prêt-à-porter, acessórios, itens para casa e as linhas de maquiagem.
-Com a chegada do novo milênio, a MISSONI acelerou sua expansão internacional com a inauguração de lojas em Madrid, Londres, Dubai, Zurique, entre outras cidades cosmopolitas do mundo. No Brasil os preços são salgados: uma saída de praia custa R$ 2.700 e vestidos de noite não saem por menos de R$ 8.000, em média
Mesmo após mais de meia década de existência, a MISSONI se manteve um negócio familiar na Itália, com Vittorio Missoni na direção e Ângela Missoni e Luca Missoni cuidando, respectivamente, das coleções femininas e masculinas. Mas uma de suas maiores expoentes, com certeza, é Margherita Missoni, a jovem herdeira do império e uma das principais referências de estilo da juventude atual, ou seja, uma verdadeira it-girl.
A Marca no Mundo
A Marca no Mundo
A MISSONI comercializa sua extensa linha de produtos, que engloba moda feminina e masculina, acessórios, cosméticos e objetos para casa, em mais de 70 países através das principais lojas de departamentos do mundo, lojas multimarcas e 43 lojas próprias, em sua grande maioria localizada na Europa e na Ásia. Em 2009, as vendas da M MISSONI, segunda linha da grife italiana, cresceram 27% para 60 milhões de euros. A marca é vendida em mais de mil pontos de vendas, em 15 franquias e em sete lojas próprias, sendo que cinco delas estão localizadas nos Estados Unidos.
-Você sabia?
● A bela Margherita Missoni, neta dos fundadores da grife, é a embaixadora da marca e o rosto oficial do perfume Missoni Acqua.
-Você sabia?
● A bela Margherita Missoni, neta dos fundadores da grife, é a embaixadora da marca e o rosto oficial do perfume Missoni Acqua.
A linha do tempo
1979
● Apresentação da primeira coleção masculina da grife.
1980
● Lançamento do primeiro perfume da grife e inauguração de sua primeira loja em Paris.
1985
● Lançamento da MISSONI UOMO (coleção para homem) e uma linha esportiva chamada MISSONI SPORT.
1998
● Lançamento da primeira linha de calçados da marca.
1999
● Inauguração da nova loja âncora (flagship store) em Nova York.
2000
● Inauguração da nova loja âncora em Paris, localizada na chique e badalada Rue Saint-Honoré.
2001
● Inauguração de uma nova loja em Osaka no Japão e reinauguração da boutique de Munique na Alemanha.
2004
● Apresentação da nova coleção de moda para mesa composta por toalhas e guardanapos.
● Lançamento de sua primeira coleção de óculos.
2005
● Inauguração de sua nova boutique em Moscou na Rússia.
● Lançamento do novo perfume feminino da marca em colaboração com a empresa Estée Lauder.
2006
● Lançamento, em parceria com a renomada grife austríaca Wolford, de uma linha de meias-calça.
2007
● Lançamento do perfume feminino MISSONI ACQUA.
● Lançamento de sua primeira coleção de roupas para crianças (0 a 14 anos).
● Inauguração de uma loja em Madri na Espanha.2008
● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Londres e outras unidades em Dubai e Zurique.2009
● Inauguração de suas primeiras lojas em São Paulo e Casablanca (Marrocos).2010
● Para celebrar 100 anos de tradição da água mineral S.Pellegrino, a MISSONI foi escolhida para decorar o rótulo da garrafa. O design foi inspirado nas cores e luz da água, trazendo o clássico zigue-zague da marca. Aproximadamente 30 milhões de garrafas com o lacre MISSONI foram distribuídos em restaurantes selecionados do mundo inteiro. A grife mudou modificou a embalagem da água para celebrar o seu projeto “Missoni Italian Talents”, que tem como objetivo promover o Made in Italy.
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1979
● Apresentação da primeira coleção masculina da grife.
1980
● Lançamento do primeiro perfume da grife e inauguração de sua primeira loja em Paris.
1985
● Lançamento da MISSONI UOMO (coleção para homem) e uma linha esportiva chamada MISSONI SPORT.
1998
● Lançamento da primeira linha de calçados da marca.
1999
● Inauguração da nova loja âncora (flagship store) em Nova York.
2000
● Inauguração da nova loja âncora em Paris, localizada na chique e badalada Rue Saint-Honoré.
2001
● Inauguração de uma nova loja em Osaka no Japão e reinauguração da boutique de Munique na Alemanha.
2004
● Apresentação da nova coleção de moda para mesa composta por toalhas e guardanapos.
● Lançamento de sua primeira coleção de óculos.
2005
● Inauguração de sua nova boutique em Moscou na Rússia.
● Lançamento do novo perfume feminino da marca em colaboração com a empresa Estée Lauder.
2006
● Lançamento, em parceria com a renomada grife austríaca Wolford, de uma linha de meias-calça.
2007
● Lançamento do perfume feminino MISSONI ACQUA.
● Lançamento de sua primeira coleção de roupas para crianças (0 a 14 anos).
● Inauguração de uma loja em Madri na Espanha.2008
● Inauguração de uma loja âncora na cidade de Londres e outras unidades em Dubai e Zurique.2009
● Inauguração de suas primeiras lojas em São Paulo e Casablanca (Marrocos).2010
● Para celebrar 100 anos de tradição da água mineral S.Pellegrino, a MISSONI foi escolhida para decorar o rótulo da garrafa. O design foi inspirado nas cores e luz da água, trazendo o clássico zigue-zague da marca. Aproximadamente 30 milhões de garrafas com o lacre MISSONI foram distribuídos em restaurantes selecionados do mundo inteiro. A grife mudou modificou a embalagem da água para celebrar o seu projeto “Missoni Italian Talents”, que tem como objetivo promover o Made in Italy.
Os hotéis
Recentemente a MISSONI resolveu expandir seu estilo de vida para outros segmentos com a inauguração no dia 8 de junho de 2009 de seu primeiro hotel, localizado na cidade escocesa de Edimburgo. Em um projeto realizado em parceria com o Grupo Rezidor, o primeiro HOTEL MISSONI, super colorido e luxuoso, tem as famosas estampas da marca espalhadas por todos os cantos. Famosa pelo seu trabalho original em torno das cores e dos padrões, a marca italiana deu igual destaque às áreas públicas e privadas do hotel que, além de estarem pintadas de cores vibrantes, foram valorizadas com os padrões característicos da marca. A empresa familiar foi ainda buscar inspiração em suas origens e tradições italianas, passando os seus melhores sabores para a cozinha do hotel que foi apropriadamente batizada de “Cucina”. Fazer o check-in nunca foi tão fashion. O Brasil deve ganhar uma unidade, em 2012, na Ilha de Cajaíba (Bahia). Mas antes, outras unidades serão inauguradas em Kuwait City (Kuwait) em abril de 2010, Cape Town (África do Sul) em setembro de 2010 e Sifah (Omã) também em 2012.-
Recentemente a MISSONI resolveu expandir seu estilo de vida para outros segmentos com a inauguração no dia 8 de junho de 2009 de seu primeiro hotel, localizado na cidade escocesa de Edimburgo. Em um projeto realizado em parceria com o Grupo Rezidor, o primeiro HOTEL MISSONI, super colorido e luxuoso, tem as famosas estampas da marca espalhadas por todos os cantos. Famosa pelo seu trabalho original em torno das cores e dos padrões, a marca italiana deu igual destaque às áreas públicas e privadas do hotel que, além de estarem pintadas de cores vibrantes, foram valorizadas com os padrões característicos da marca. A empresa familiar foi ainda buscar inspiração em suas origens e tradições italianas, passando os seus melhores sabores para a cozinha do hotel que foi apropriadamente batizada de “Cucina”. Fazer o check-in nunca foi tão fashion. O Brasil deve ganhar uma unidade, em 2012, na Ilha de Cajaíba (Bahia). Mas antes, outras unidades serão inauguradas em Kuwait City (Kuwait) em abril de 2010, Cape Town (África do Sul) em setembro de 2010 e Sifah (Omã) também em 2012.-
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Dados corporativos● Origem: Itália● Fundação: 1953● Fundador: Ottavio e Rosita Missoni● Sede mundial: Milão, Itália● Proprietário da marca: Missoni S.p.A.
● Capital aberto: Não● Chairman & CEO: Vittorio Missoni● Diretor criativo: Ângela Missoni e Luca Missoni
● Faturamento: €90 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado● Lojas: 43
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários: 500● Segmento: Fashion● Principais produtos: Roupas, acessórios e produtos de decoração● Ícones: Os tricôs coloridos
● Website: www.missoni.com
● Capital aberto: Não● Chairman & CEO: Vittorio Missoni● Diretor criativo: Ângela Missoni e Luca Missoni
● Faturamento: €90 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado● Lojas: 43
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários: 500● Segmento: Fashion● Principais produtos: Roupas, acessórios e produtos de decoração● Ícones: Os tricôs coloridos
● Website: www.missoni.com
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-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).