Sabe qual a marca registrada das criações do Tim Binns? Criatividade, sim, a própria criatividade, já que Tom não usa um material específico nem tem estilo próprio marcante. É impossível olhar uma peça e dizer que é um autêntico Tom Binns. Ele usa cristais, metais, pedrarias, resina, spikes, pérolas, strass e até mini crucifixos indo do rocker à jóia da vovó.
Entre suas peças, as mais baladas são os maxi colares que até 4 anos atrás estavam desaparecidos, frequentemente mencionados na lista de peças bregas, mas logo que Tom produziu os seus modelos, encantaram meio mundo.
Binns costuma dizer: “Jóias são sempre um tesouro e mesmo que não sejam feitas de ouro e diamantes, elas ainda devem ter esse sentimento.” Sim, acreditem se quiser, é tudo bijú!
Nascido na Irlanda, Tom Binns se formou em artes e design de jóias (em 1981) que lhe deu toda a base para criar suas peças super extravagantes, chamadas de bijoux couture ou jewelry couture. Sua parceria com a mega designer inglesa Vivienne Westwood foi a melhor maneira de divulgar seu estilo um tanto punk de fazer jóias. Em 2006, ganhou o CFDA de melhor designer de jóias. Hoje Tom Binns vive em Los Angeles e já trabalhou com diversos estilistas, além de ter seu trabalho divulgado nas revistas (e nos pescoços) mais importantes do mundo. A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, é uma de suas fãs.
Tom Binns criou duas linhas de jóias para a Disney Couture: Alice, o Chapeleiro Maluco, o Coelho entre outros, que serviram de inspiração. A Primeira linha é puro luxo, e conta com seis peças apenas, com valores que passam de U$ 1.000, Além de peças para algumas outras pessoinhas bem básicaS, como por exemplo Michelle Obama e Madona.