|
"A TRUFA" |
Outro dia comi deliciosas Trufas Brancas em um jantar para lá de especial feito pelos cozinheiros do restaurante Gero, recém inaugurado aqui em Brasília. Para quem não sabe, a trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. As trufas são silvestres e até hoje não se descobriu uma forma de cultivá-las. As melhores trufas brancas vêm de
Alba, pequena cidade italiana entre
Turim e
Milão. O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas. As trufas de Alba, por serem as melhores, podem custar até 6 mil dólares o quilo. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas melhores, de aroma mais marcante. As melhores safras ocorrem em outonos chuvosos, pois as trufas precisam de muita umidade para crescer. O cheiro é muito forte e basta pequenas lascas para tornar o prato com um sabor inesquecível.
|
Olha como eu fiquei feliz de ter participado desta experiência! |
O menu era simples: de entrada um ovo estrelado com lascas da trufa em cima. Você comia com pão Italiano fresco. Muito bom! Depois veio um delicioso risoto com novamente, lascas da preciosa e de sabor raro e inigualável Trufa.
|
Cláudia e eu nos despedindo da deliciosa experiência |
É mesmo show as trufas. Como elas nascem e são colhidas.
ResponderExcluirEu, particularmente, não gosto. Um dia em Arezzo (Italia), comi uma pasta com trufas. Era tanta trufa que eu nunca mais quis sequer sentir o cheiro.
Belo post!
Beijo