21 de outubro de 2011

Casacos Moncler....Chics Têm que Ter


Como todos sabem, adoro viajar e em função do nosso trabalho, eu e meu marido sempre viajamos em janeiro, mês que, no hemisfério norte é gelado. Somos bem equipados para o frio, e sobrevivemos bem graças aos nossos casacos, ou melhor, nossos doudones da marca Moncler. No dicionário francês – português, doudoune ou doudona significa casaco. Mas, no mundo da moda é um pouco mais que isso. Doudoune são casacos ou coletes acolchoados. Feitos de nylon ou de outro material, os melhores casacos desse tipo são aqueles que são recheados com plumas e penas de ganso. Eles são ideais para temperaturas abaixo de zero, especialmente, em lugares que ventam onde a sensação térmica fica bem abaixo do que os termômetros estão marcando.Um grande problema com as roupas de inverno é o peso.Tenho lindos casacos de cashmere longos, mas que não consigo usar mais há muito tempo, desde que comprei o meu primeiro Moncler. Você veste uma camiseta, uma camisa, uma blusa de lã, uma saia ou calça, meias e sapatos fechados e por cima disto tudo o casaco de lã. Um dia inteiro andando pelas ruas com todas estas camadas, sem esquecer as bolsas e aparelhos eletrônicos diversos, no final do dia a coluna vertebral vai reclamar.De uns tempos para cá as doudounas  tornaram-se as peças preferidas para o inverno urbano. Antes elas eram vistas e utilizadas nas estações de esqui. Quentes, leves e bonitas, aos poucos elas foram sendo adotadas nas cidades e desde 2009 viraram a peça principal do guarda roupa de inverno. A marca de maior sucesso é a Moncler,  que abriu uma loja no Faubourg Saint Honoré, em Paris, e acabou de abrir uma loja na Piazza di Spagna. Em julho, quando estive lá,  a loja ainda estava em construção. A Moncler é uma etiqueta bonita e cara, com doudounas curtas e longas, para a cidade e esportes de inverno,  e vale cada centavo que você gasta. A criação da jaqueta Moncler, nesse material e estilo, foi feita pelo dono da marca, René Ramillon, em meados da década de 60. O nome é uma abreviação da cidade francesa Monestier-de-Clermont.

Esse modelo de casaco de nylon levissimo, que voltou à moda no exterior e já está engatinhando no Brasil, é uma ótima opção, e sem dúvia um must have. O bacana dessas jaquetas é que, pelos vários modelos e cores disponíveis, dão a oportunidade de brincar com looks sociais e despojados de uma forma bem moderna, e você vai abafar (ui que termo antigo!) em qualquer ambiente. Eu particularmente detesto os brancos, acho cafona branco para o inverno, portanto fico com os pretos, cinzas e marrom. O Moncler virou hit, e até o produtor musical e cantor de rap Pharrell Williams criou uma coleção em parceria com a Moncler. Aonde quer que você esteja, nos países da Europa e Estados Unidos, é impressionante o número de pessoas que usa Moncler. Elas podem ser encontradas nas principais galerias e suas lojas próprias estão localizadas nos mais exclusivos ski resorts – St. Moritz, Megeve, Chamonix, Courmayeur, Crans-Sur-Sierre, Aspen e Gstaad – e, desde 2007, várias flagships stores foram inauguradas nas grandes metrópoles como Paris, Hong Kong e Milão. A historinha da marca é essa...nos anos 1980, os doudounes Moncler, casacos de inverno de náilon impermeáveis e brilhantes, se tornaram o símbolo da moda chique esportiva europeia. Mas, com o passar do tempo, eles caíram em desuso. Quase 20 anos após sua falência e depois de sua aquisição por um grupo italiano, a marca ganha um sócio francês de peso. A investidora Eurazeo comprou, por 418 milhões de euros, 45 % do capital da empresa. Ao lado do presidente e diretor artístico da Moncler, Remo Ruffini, a parceira da França se tornou a principal acionista da marca. Juntos, eles pretendem aumentar o alcance de seu glamour internacionalmente.A marca foi fundada em 1952 na região de Grenoble, na França, por René Ramillon. Na época ele fabricava barracas e sacos de dormir para montanhismo. A Moncler (diminutivo de Monestier-de-Clermont, uma cidade da região) ficou conhecida no país pelos doudounes. As jaquetas de inverno de náilon, fabricadas para o alpinista Lionel Terray, ficaram famosas graças a uma parceria com a equipe de esqui da França nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968. Os atletas Jean-Claude Killy, Annie Famose e Marielle Goitschel divulgaram pelo mundo seu logo, um galo e duas montanhas formando um M tricolor. Nos anos 1980, esses blusões acolchoados com cores brilhantes desceram das pistas e viraram moda nas grandes cidades italianas e japonesas. Mas a marca não conseguiu sustentar seu sucesso e abriu falência em 1992. Para relançar a Moncler em 2002, Remo Ruffini decidiu posicionar a marca no segmento premium, utilizando referências do universo do luxo. Para começar, ele confiou a criação de séries limitadas a diferentes estilistas de renome, como Nicolas Ghesquière e Comme des Garçons. Essa estratégia permitiu-lhe atingir uma outra gama de consumidores e diversificar sua oferta de produtos, começando por casacos e sobretudos. Os doudounes (vendidos por 500 a 700 euros a peça) representam hoje menos de 30% do lucro – contra 70% de anos atrás. A coleção primavera-verão do ano passado foi responsável por 28% do faturamento e a venda de acessórios, como bolsas e sapatos, atingiu 10%. A marca acaba de lançar uma linha para crianças. Entre seus principais concorrentes estão a suíça Authier e as marcas criadas nos Alpes e na Alemanha: Parajumper, Kjus e Jet Set.




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