10 de outubro de 2011

O Blog saiu na Revista Foco...Somos um Sucesso!

 


A querida e linda Juliana Albuquerque prestigiou a blogueira na sua coluna da Revista Foco, publicando esta nota carinhosa, que eu amei. Juliana, pessoas como você me incentivam a continuar a minha pesquisa diária e dedicação quase que integral ao meu Blog e aos meus queridos fãs. Muito obrigada!



Maria Bonomi....A Exposição Imperdível!

“Esta mostra é a mais completa até hoje realizada sobre a arte de Maria Bonomi. Reuniu um número elevado de obras, não tanto para traçar um percurso cronológico (embora muita produção de juventude esteja presente, várias das quais nunca expostas até agora), mas para revelar a permanência de suas preocupações e os laços que as une.
O ato gravador de Maria Bonomi é feito de liames, de laços, de passagens, que não respeitam ou se acomodam em definições de gênero artístico. A palavra ponte (título de uma de suas últimas obras) exprime bem a idéia de travessia entre margens de outro modo inaccessíveis. Encontramos o caráter primordial dessa arte entre as formas impressas no papel e na enorme parede, entre os talhes da madeira e do cimento, entre a superfície e o relevo, entre a gravura e a arte pública.” Jorge Coli


Maria Bonomi é uma artista que eu adoro. Tenho na minha casa,com muito orgulho,  duas obras de sua autoria que são apreciadas por todos, e que eu não canso de ficar olhando. Uma é a gravura Pente, que mostro na foto abaixo, e a outra é um prato em bronze, que eu comprei recentemente da própria artista. A exposição que ela vai trazer para Brasilia, que inaugura agora no dia 12/10, no CCBB, é imperdível! Eu estarei lá, claro, prestigiando a artista, pessoa que já tive o prazer de conviver, em função do meu trabalho, e que é uma pessoa excepcional. Vale a dica. Abaixo, transcrevo uma pequeno biografia dela, e o endereço do site onde você poderá conhecê-la um pouco mais.


O nome completo de Maria Bonomi é Maria Anna Olga Luiza Bonomi. Ela é uma renomada artista plástica, nascida na Itália, na cidade de Meina, em 1935.  Suas atividades artísticas são  muitas. É gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora.
Veio para o Brasil  em 1946 e ficou morando em São Paulo, capital. Seu avô era Giuseppe Martinelli, que ficou famoso na cidade, por ter  mandado construir o Edifício Martinelli, prédio mais alto da cidade, àquela época. Esse arranha-céu, como eram chamados os edifícios altos, foi erguido em 1929.
 Maria Bonomi , na década de 50, estudou pintura e desenho com Yolanda Mohardy e Karl Plattner, que viveu entre 1919 a 1989. Maria começou a estudar gravura, com Lívio Abramo, em 1954. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1956, em São Paulo. No mesmo ano recebeu bolsa de estudos da Ingram- Merril Foundation, e estudou no Pratt Institute Graphics Center, em Nova York. Ao mesmo tempo, na Columbia  University, estudou gravura e teoria da arte.
De volta ao Brasil, estudou  gravura em metal, na oficina de Hohnny Friedlaender, que viveu de 1912 a 1992. Maria Bonomi estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1959.
Em 1960, foi assistente de Lívio Abramo , até 1964 e o ajudou a criar o Estúdio Gravura.
Depois de 1970, Maria também se dedicou à escultura. E produziu grandes obras para espaços públicos.
Em 1999, a artista defendeu tese de doutorado em Arte Pública-Sistema  Expressivo/ Anterioridade, na ECA- Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Na importante minissérie, feita por Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, que se intitulou: " Um Só Coração", Maria Bonomi foi retratada e interpretada pela atriz Maria Luiza Mendonça. Essa novela foi um enorme sucesso, e retratava o mundo artístico de São Paulo daqueles tempos.
Maria Bonomi participou da 36ª Bienal de Veneza, em 1972. Esteve na 2ª Bienal de Havana, Cuba, em 1986. Esteve ainda na 11ª Bienal Ibero Americana de Arte- Litográfica del Fin del Siglo a 200 Anõs de Su Invencion, no Museu del Palacio de Bellas Artes, na Ciudad del Mexico, em 1998. No Brasil, fez muitas exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro.