1 de setembro de 2011

Istambul...AMEI lembrar o Que Estudei na Infância

 

Seja por sua posição estratégica ou por sua beleza marcante, todos lutaram por Constantinopla. Anexada aos impérios Romano, Bizantino, Latino e Otomano, foi nessa época que outro nome se popularizou: Istambul. A maior cidade do país e quinta do mundo, ao contrário do que muitos pensam não é a capital, posto ocupado por Ancara. Mas a grandiosidade de estar em um lugar onde o simples movimento de olhar, permite ver o oriente e o ocidente, faz de Istambul um lugar único. Achei maravilhoso lembrar, em Istambul, tudo o que estudei o colégio...e voltei no tempo ao lembrar do quanto me encantava ao estudar culturas passadas e conquistas históricas. Quero voltar em breve, pois é uma grande viagem, estar em Istambul. Obviamente você tem que ir também para Kusadasi, onde me emocionei tremendamente ao ver as ruínas perfeita do anfiteatro onde São Paulo flaou e a casa onde Maria morou. De lá, desça para Costa Turquesa,  e visite as praias da Turquia, que são as mais badaladas e,ais belas que existem, onde Valentino e Caroline de Monaco têm lindas casas. Bodrum e Marmaris são as mais famosas e badaladas, mas não deixe de parar em Fethiye,Dalyan,Dalaman e Gokova.


Ao mesmo tempo em que oferece milhares de opções culturais como museus, construções históricas e bazares medievais, Istambul tem a combinação perfeita para agradar pessoas com as mais diferentes tradições. Na paisagem com mesquitas ao fundo, um casal de homens andam de mãos dadas, turistas europeias exibem sua pele extremamente branca exposta pelas regatas e shorts e um casal de muçulmanos caminha tranquilamente, sendo que a mulher está utilizando a burca completa enquanto fala ao celular ultra moderno, enfim  todos coexistem em harmonia.São quatro principais regiões de Istambul localizadas na parte europeia, já que a cidade também faz parte do continente asiático: O Palácio do Sultão, o Bairro dos Bazares, o Sultanhamet, onde está a Basílica de Santa Sofia, o único edifício do século VI que ainda está de pé e a Mesquita Azul, única com seis minaretes no país e por fim, o Beyoglu, a parte mais moderna. Como 98% da população é composta de muçulmanos, nos devidos horários, alto-falantes entoam as orações para todos escutarem. As figuras herdadas da época cristã foram mantidas e aparecem lado a lado dos símbolos islâmicos, tradicionalmente iconoclastas. Felizmente do ponto de vista cultural tudo foi preservado.


Além da Basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul que são pontos tradicionais para qualquer turista conhecer, com roupas comportadas e fora do horário de oração de preferência, outro lugar muito rico do ponto de vista histórico é o Arkeoloji Müzesi, o museu arqueológico, onde estão o sarcófago de Alexandre, o Grande, relíquias de Tróia, Trácia, Bizâncio e Anatólia que datam do ano 3000 A.C., o Tratado de Kadesh que firmou a paz entre egípcios e hititas no ano 1269 A.C., entre muitos outros objetos.Para conhecer o luxo antigo, passe pelo Palácio dos Sultões, o Topkaki, com enormes pátios e jardins, além dos trajes imperiais e alguns tesouros. Não poderíamos deixar de citar o ponto mais procurado pelos curiosos, o harém, já que o sultão podia ter mil mulheres, literalmente. Além dele, os únicos autorizados a entrar nesse recinto eram os eunucos, escravos africanos castrados, cargo que na época era uma função honrosa e muitas famílias preparavam seus filhos para tal. Mas você, homem, que pensou “Que maravilha”, tenha calma! O sultão não tinha relações sexuais com todas essas mulheres e inclusive, a “chefe” do harém quase sempre era a mãe do sultão. O nobre se reservava para ter relações apenas com suas cinco esposas, entre as favoritas chamadas de Kadins, e as novatas, as Gözdes.Outra coisa muito legal  é passear de barco pelo Estreito de Bósforo, com suas águas bem azuis e com uma das melhores vistas da cidade, perdendo apenas para a da Torre de Gálata. O restaurante no topo, após a vertiginosa subida de elevador, tem pratos típicos e danças tradicionais (coisa super turisticas, mas é o que somos, né fãs?). Vale a pena passar também pela antiga Cisterna da Basílica (Yerebatan Saray), um reservatório de água que abastecia a cidade em uma época que invasões faziam parte da rotina.  Embaixo colunas cujas bases são a cabeça da medusa, são o cenário de um restaurante à luz de velas com diversas opções de chá para entrar no clima do local.
Por fim, a cinematográfica estação de trem que trazia e levava passageiros de Paris até Istambul, estamos falando do Expresso do Oriente. Um lugar muito charmoso com um restaurante que atendia as celebridades que queriam fugir da movimentação excessiva da Europa para o sossego místico da Turquia. Infelizmente a rota não funciona mais, apesar do trem ainda passar por algumas estações e também não será possível ver Marlene Dietrich enrolada com seus casacos de pele e um cigarro na mão, em um almoço com outras pessoas do jet set internacional.


Agora vamos enlouquecer e nos jogar no que mais gostamos de fazer - COMPRAS- O Grande Bazar, que mais parece um labirinto de cores e cheiros, enche os olhos e esvazia os bolsos de qualquer um. Milhares de roupas, perfumes, alimentos, tecidos, jóias enfeitam 58 ruas e 1200 lojas deixam qualquer um tonto. Eu fico louca com os caftãs e quero comprar todos! Não estranhe quando no meio de tantas pessoas, algum vendedor te atender em português. E barganhar além de comum, para alguns donos de loja é prática obrigatória. Se aceitar o primeiro preço oferecido o vendedor pode até ficar ofendido. Quando falarem um valor, ofereça 1/3 do preço, e discutam até encontrar o preço final. A prática acaba sendo bastante divertida.
Para conhecer sabores e cores nunca vistas, vá ao Mercado de Especiarias e não deixe de provar o doce típico, lokum. Mas se você não dispensa o espírito cosmopolita de ver shoppings tradicionais em diferentes países, não se preocupe, Istambul oferece ótimas opções com as melhores marcas do mundo. O bairro Nisantasi reúne lojas como Chanel, Louis Vuitton, Burberry, Dolce & Gabbana, Bvlgari, enfim, os conhecidos de quem aproveita as viagens para comprar produtos que muitas vezes não estão disponíveis no Brasil. Para a comodidade de encontrar as lojas em um só lugar, visite o Shopping Istinye Park.


A outra coisa que amo fazer é comer bem, e os sabores da comida turca são bastante marcantes. A carne é a comida básica, e a mistura com  berinjela e muita pimenta deixam tudo delicioso. Amo os Doner Kebabs, que, se aqui no Brasil são servidos em restaurantes especializados, por lá se assemelham ao mais tradicional “churrasco grego” dos nossos centros de cidade. Com a clara diferença de que por lá, o prato não é tão insalubre e é extremamente saboroso. As fatias de carne, que podem ser de carneiro, boi e frango, são cortadas do grande espeto giratório e servidas acompanhadas de alface, cebola e tomate, com um molho de iogurte no pão sírio. Para a noite, o bom mesmo é tomar a “cachaça” local, que se chama Raki, feita a base de uva, mas que não se parece nada com vinho. O teor alcoólico? Na casa dos 45-50%. O sabor de anis é tão forte que é comum as pessoas misturarem seu drinque com um pouco de água para suavizar o gosto. Os doces turcos vendidos em tabuleiros nas ruas não são nada dispensáveis. Não deixe de provar as cornucópias de chocolate, as tulumbas e as baklavas, uma espécie de folhado acompanhado de mel.
Sunset Grill & Bar - Em um terraço a céu aberto é possível apreciar um drinque com uma bela vista da cidade. O sushi mostra que encontrou mais um lugar no mundo onde é querido, já que é o prato mais pedido do restaurante. Já os pratos à la carte são típicos da culinária francesa, pequenas porções com ótima apresentação e diversos ingredientes combinados, porém raramente satisfatórios. Endereço: Adnan Saygun Caddesi, Yol Sokak, nº 2.
Anjelique - Este restaurante com três andares não deixa ninguém ficar entendiado. Cada andar toca um tipo de música diferente e também serve culnárias diferentes. É possível optar por frutos do mar preparados segundo a tradição asiática e embalados pela música house, ou porque não o melhor da comida mediterrânea com músicas locais? Após o jantar DJs mundialmente famosos transformam o restaurante em uma balada. Tudo em um ambiente muito bonito e moderno. Uma ótima pedida para jantar e passar a noite em um só lugar. Endereço: Muallim Naci Caddesi, Salhane Sokak, nº 5.
Lucca - No bairro de Bebek, lugares descolados não faltam. Ótimas opções de restaurantes e cafés como é o caso do Lucca, que além de café, serve drinques e petiscos típicos de bistrô. Endereço: Cevdetpasa Caddesi, nº51/B.
Mia Mensa - Não poderiamos deixar de citar um restaurante italiano, afinal após vários dias provando comidas exóticas, nada como comer um delicioso prato conhecido. Este restaurante localizado na Rua Nisantasi é bem procurado, então chegue com antecedência. Endereço: Muallim Naci Caddesi, nº 64/C.
The House Cafe - Assim como a sorveteria Freddo está para Buenos Aires, o The House Cafe está para Istambul, franquia que é possível encontrar em várias partes da cidade e que agrada a todos. Ideal para um lanche rápido. Endereço: Salhane Sokak, nº1.
Paper Moon - Indicado pelo Guia Louis Vuitton, este restaurante é perfeito para a globalizaçao de seu prato: Uma massa italiana, um vinho francês, um doce americano e o café turco para terminar. Endereço: Nispetiye Caddesi, Akmerkez.



Tem balada lá também, e das boas. Por ser um país com forte presença de turistas, e de certa forma, mais liberal em relação a outros países muçulmanos, a Turquia não fica devendo em nenhum quesito quando o assunto é balada. Os turcos são muito simpáticos e em qualquer lugar mostram que sabem se divertir.
Reina Club - Considerado um dos melhores nightclubs do mundo, de forma semelhante ao Anjelique (restaurante), é um lugar dois em um, começe com o jantar e estique a estadia para a balada que rola tarde da noite. Pessoas bonitas e céu estrelado como iluminação natural da balada. Endereço: Muallim Naci Caddesi, nº:44.
Ulus 29 - O ambiente mais descolado de toda a cidade. Assim como a decoração bastante diferente e carregada de um ar vintage com seus enormes quadros e lustres de vidro, cada prato que você pedir virá especialmente arranjado, com toques únicos. Práticas mesinhas altas sem cadeira ficam próximas ao bar e lotam todas as noites. Endereço: Ahmet Adnan Saygun Caddesi, Ulus Parki nº1.
360 Istanbul - Bebidas top e vista única do skyline da cidade. Predominantemente lotado de turistas. Endereço: Istiklal Caddesi, nº32/311.
Supperclub - Uma das baladas mais conhecidas do mundo e também uma das mais cool, com suas salas inteiramente brancas tiradas diretamente de algum filme futurista. Com filiais em Ibiza, Londres, Amsterdam, São Francsco e Los Angeles, a de Istambul representa bem o espírito da casa. Por lá, o dia mais cheio e interesante costuma ser o domingo. Endereço: Mualim Naci Caddesi, nº 141.


Impossível não amar mais ainda a cidade se você ficar neste hotel da foto acima, que é o Ciragan Palace Kempinski – que é o mai luxuoso da cidade, com todo o conforto de uma hospedagem cinco estrelas. A vista que se tem da piscina é espetacular e a decoração dos quartos encanta qualquer um. Os quartos mais simples costumam sair por 1.100 Euros, enquanto que a Sultan Suíte, custa 30.000 Euros a diária. Endereço: Ciragan Caddesi, 32. Obviamente o Four Seasons Hotel at Bosphorus – é também excepcional e tem o mesmo padrão da marca internacional e a versão turca do hotel não poderia deixar de oferecer o charme da cidade associado à qualidade dos serviços. A diária varia entre 480 e 3000 Euros. Endereço: Tevkifhane Sokak, nº1.
Agora o W Istanbul é como em todas as outras cidades, o point para os solteiros ou casais que pretendem passar o dia inteiro fora explorando a cidade. Com um design bem moderno, muitos quartos se assemelham a quartos de motel (leia cama redonda e hidromassagem) e outros parecem apartamentos completos, prontos para morar. Um hotel muito prático e bonito. A diária custa a partir de 180 Euros. Endereço: Suleyman Seba Caddesi nº 22.
O The Sofa – Localizado no coração das compras de Istambul, em Nisantasi, onde é possível também encontrar os melhores restaurantes de culinária internacional. Quartos excelentes custam cerca de 400 Euros. Endereço: Tesvikiye Caddesi, nº41-41A.
A região do Bósforo é onde está localizada a maior quantidade e a melhor qualidade de hotéis. Para conhecer um pouco mais da cultura do país, é possível utilizar os próprios serviços do hotel. Geralmente os spas oferecem o serviço de hamam, o típico banho turco, semelhante às saunas à vapor. Mas se quiser viver a verdadeira experiência, vá até a Cemberlitas, no bazar antigo, a mais tradicional casa de banhos do país, muito segura e limpa. Já a Cagaloglu Haman se torna atraente muito mais pela beleza de sua construção do que pelo banho em si.