29 de maio de 2011

O Lenço Que Foi Um Fenômeno na Moda...O Mais Usado...Não posso Esquecer...


Já que estamos falando tanto em echarpes, xales e lenços, não posso deixar de escrever sobre uma das modas que mais caíram no gosto popular, que foi a echarpe Palestina. Eu estava em Paris em 2007 e comecei a ver todas as mulheres usando esses lenços, que era a marca registrada do Yasser Arafat. Passei pela Balenciaga e vi uma delas na vitrine. Entrei e a vendedora me deu o preço, e explicou que existia uma lista de espera mundial para o mimo, uma vez que eles não estavam conseguindo produzir a quantidade demandada. Sniff Sniff... Sai arrasada, mas claro que comprei a primeira "Inspired"que eu vi na rua. Elas se chamam Keffiyeh, e é o pano usado na cabeça pelos homens no Médio Oriente. Os beduínos usam na versão branco e preto, já os habitantes da Jordânia e da Arábia Saudita usam nas cores branco e vermelho, geralmente com cordões de algodão e os homens da cidade usam na versão branco imaculado.

O Keffiyeh, frequentemente soletrado kaffiyah, keffiya, kaffiya ou ainda kufiya encontra-se associado ao movimento nacionalista palestiniano desde a Revolta Árabe e posteriormente devido à sua adoção pelo ex-líder palestiniano Yasser Arafat.


O keffiyeh ou, como usualmente é conhecido entre nós, lenço palestino foi apresentado pela primeira vez na coleção outono-inverno 2007-2008 da grife Balenciaga. Depois disso virou hit da estação, figurando no visual dos mais antenados como David Beckham e Collin Farrel.
 Como todo acessório, caiu no gosto popular e encontrou a exaustão, por isso muito cuidado ao usa-lo, novas amarrações e cores dão vida nova ao lenço palestino, que fica muito cool se usado de forma despojada com jeans e camiseta branca. Mas atenção: Já passou!



Todas as jovens do mundo usaram a echarpe palestina, e fizeram muito sucesso. Duda é filha da minha amiga Márcia. Quando ela esteve em Londres, há anos atras, ela conta que também não resistiu a tentação de ficar usando a sua o tempo todo, uma vez que todas as jovens não tiravam as suas do pescoço.


Este foi o desfile da Balenciaga de 2007, quando a echarpe apareceu pela primeira vez.
Fiz este post porque acho que este foi um fenômeno no mundo da moda.


4 comentários:

  1. Mônica, Seu blog tá bombando heim..... criatividade, beleza, informações... td de bom pra os amigos(as) compartilharem. Sucesso sempre, bjs
    Marilia Klotz

    ResponderExcluir
  2. Alessandra Ribeiro
    Mônica, adoro suas dicas e seu blog. Parabéns! Bj
    há 3 horas ·

    ResponderExcluir
  3. Tatiana De Carvalho Pires Adorei a materia!!!

    ResponderExcluir
  4. Que menina linda!!!
    Fui que fiz! kkkkkkk
    Ótimo post Mônica. Você sempre contando da história dos acontecimentos para melhor compreensão dos fatos.
    Adorei o post.
    Bjs
    Marcia

    ResponderExcluir