28 de outubro de 2012

Capadócia...Turquia


Hoje vou publicar uma dica especialmente escrita para o blog pela amiga Rosana Marques (descobridora de grandes aventuras,segundo ela), que fez essa viagem e se apaixonou. Eu amei as dicas, e espero que todas gostem! A Capadócia é uma região da Turquia que  fica a 700 km de Istambul, e 300 km da capital Ankara. É conhecida por sua singular paisagem lunar, suas cidades subterrâneas que serviram de abrigo aos antigos cristãos, bem como suas casas e igrejas escavadas nas rochas. Foi terra dos hititas (cerca de dois mil anos antes de Cristo), frígios, assírios,medos, cimérios e persas. Foi assediada por Alexandre, o Grande, e província do Império Romano. Depois respondeu aos impérios bizantino e otomano. Guerras,intrigas e perseguições moldaram sua história assim como a ação do vento e a atividade vulcânica deram os contornos da paisagem que se vê. A região, afinal, era ponto comum de rotas comerciais importantes e por isso sofreu constantes invasões. Em tempos perigosos os habitantes partiam para os refúgios subterrâneos, e cada civilização que sucedia foi responsável por aumentar essas cidades que abrigavam verdadeiros formigueiros humanos. As viagens de balão são um modo original e estimulante de conhecer a região.

Ospasseios de balão

As manhãs dão bom-dia aos visitantes da Capadócia com o céu recheado de balões coloridos que vão surgindo lentamente ao longo do horizonte, quando o sol nasce. Antes do primeiro raio solar, soa dos minaretes a primeira reza, sendo que ao total são cinco rezas que os muçulmanos devem fazer todos os dias.

Os passeios se iniciam por volta das 06:00 horas da manhã, por isso é necessário acordar bem cedo, por volta das 05:00 horas. Não se preocupem, as boas empresas buscam e deixam os turistas em seus hotéis. É tudo muito bem organizado, com direito a café da manhã na saída da empresa, e brinde regado a champagne ao final da aventura no céu.

As viagens em geral duram cerca de 1h30 e custam por volta de EUR 200 / 220. Passeios mais curtos, de 50-60 minutos, custam em torno de EUR 150. Assegure-se das condições desegurança e experiência dos pilotos e das operadoras dos passeios.  A empresa que contratamos e a qualrecomendamos é batterfly Balloons (WWW.butterflyballoons.com).

Na região há registro de mais de 150 cidades subterrâneas, que começaram a serem escavadas pelos hititas e estão ao redor de uma região de 25 mil km quadrados.Elas eram conectadas a muitas casas por passagens secretas e algumas podiam receber até 30 mil pessoas. As mais visitadas são Derinkuyu (a mais profunda,com oito andares) e Kaymali (a mais larga, com quatro andares abertos aopúblico).

Muitos habitantes transformaram suas casas (cavernas) em pousadas. Algumas são bem sofisticadas,possuem sala de banho com jacuzzi, sala de estar, quarto amplo e confortável. Nós  nos hospedamos no Hotel Koza, que era exatamente assim, além de ser bem localizado, e com excelente serviço de recepção, já que eram os próprios donos que recepcionam os turistas e cuidavam do local. 

Pontos turísticos:

O Museu ao Ar Livre de Goreme é um complexo declarado patrimônio da humanidade pela Unesco e tem alguns dos mais significativos e bem preservados afrescos. Fica a apenas 1,5 kmdo centro da cidade. Conheça algumas de suas principais atrações:
·      Convento - Em forma de cruz, com uma cúpula com quatro colunas e três arcos. Estão abertos para visitação: salão de jantar, cozinha e alguns quartos do primeiro andar e a capela no segundo nível. A igreja do terceiro andar é alcançada por um túnel.


·      Igreja de Santa Bárbara - Igreja da segunda metade do século 11, também em forma de cruz, com duas colunas. Os motivos religiosos foram pintados em vermelho diretamente sobre a rocha, e há também representações de padrões geométricos, animais mitológicos e símbolos militares. Nesta igreja há uma representação de São Jorge e o Dragão (diz a lenda que ele nasceu na Capadócia, embora pouco se saiba)
 ·      Igreja da Maçã
O nome vem de uma árvore que caiu há muito tempo em frente à entrada principal.É uma igreja com quatro colunas e o acesso atualmente é feito pelo túnel norte,embora a entrada original estivesse atrás
·      Tem ainda as Chaminés das Fadas– espécie de corpo cônico cobertos por um “chapéu”. As rochas são resultados das erosão causada pela água que abriu caminho nas ladeiras inclinadas e causou rachaduras na superfície formando profundos vales.  E muito, muito mais, basta ver as fotos.

Hotel Caverna:
Göreme tem a maior variedade de pousadas e acomodações econômicas para todos os bolsos. A melhor pedida é escolher um hotel caverna, uma experiência única. Uma das cidades mais charmosas e recomendadas é Goreme. Se puder investir, há hotéis mais luxuosos como o Cave Suites ( www.cappadociacavesuites.com),e de preços médios como o Canyon View (www.canyonviewhotel.com).
Uçhisar também está entre as vilas preferidas dos viajantes independentes. Urgup, por sua vez, tem hotéis e estrutura para receber grupos maiores ou pessoas que prefiram acomodação menos básica. Nevsehir fica mais afastada dos pontos turísticos mais visitados, mas é uma cidade grande e também oferece alternativas de hospedagem e de transporte para a região.
Como falei anteriormente, nos hospedamosno Hotel Koza, recomendo de olhos fechados.

Compras:
A cerâmica produzida em Avanos está entre as mais famosas do país. Além das cerâmicas, existem as famosas fabricas tapetes, cujos preços são mais em conta que outros lugares da Turquia.Não se preocupem com o peso, os turcos despacham a mercadoria até a sua residência, eu mesmo recebi em casa os tapetes que compramos lá, embora só tenham chegado depois de dois meses, ainda assim valeu muito a pena. São bárbaros, se preparem. Além de seguro, há como verificar se o tapete que escolheu foi o que lhe entregaram, pois depois da escolha, e do pagamento é claro, você assina no verso do tapete escolhido, daí, é só conferir a peça quando chegar ao seu endereço. O máximo. Anotem o endereço da fábrica: Elif Su Turizm – LaleEmekcil, endereço: Zelze Yolu Uzeri, Avanos – Nevsehir.
Em Goreme há uma fábrica de jóias de vários estilos: otomanas, turcas, bizantinas,gregas. Além das peças em turquesa, ônix, etc.  A fábrica é a Goreme Onyx – fica em Uçhisarfica – Nevsehir (www.goremeonyx.com).Há sempre brasileiros trabalando lá, já que, como todos sabem, o Brasil está namoda, e há brasileiros em todos os lugares. Ahhh...fica uma dica importantíssima, apesar de ser um lugar deslumbrante, três ou quatro dias são suficientes para se conhecer o lugar.