2 de outubro de 2012

O Blog no Site GPS...Sucesso Total

 
Mônica Freitas conta como criou o blog Amo Tudo Isto e fala sobre suas campanhas bem-sucedidas
Divertida, intensa, sorridente e comunicativa. Essa é Mônica Freitas, jornalista, cerimonialista, funcionária pública, que confecciona pulseiras e está por trás do blog-sensação Amo Tudo Isto. São tantas funções e qualidades que fica até difícil defini-la.
Responsável pelo projeto de acessibilidade do Senado Federal, ela conta orgulhosa que mudou toda a estrutura do órgão e que organizou durante seis anos a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Além disso, trabalhou nos bastidores da recepção do príncipe Naruhito do Japão; da rainha Sílvia da Suécia; da visita de Hillary Clinton e da posse da primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
Porém, o trabalho diário não impede que ela alcance novos horizontes. Há exatamente dois anos, uma amiga querida lhe abriu os olhos e mostrou o mundo maravilhoso dos blogs. Escrever sobre suas experiências, dar dicas de lugares bacanas, contar histórias, falar sobre tudo o que ama, era exatamente o que ela queria. Dessa maneira, surgiu o blog Amo Tudo Isto, que já tem mais de 600 mil acessos e não para de crescer.
Em meio a embalagens coloridas, caixinhas de plástico com centenas de letras de A a Z, ferramentas, seu iPad e a imagem de São Judas Tadeu, seu santo devoto, Mônica recebeu o GPS|Brasília para contar sobre suas mais novas paixões.
O que você mais gosta de escrever?
Só escrevo sobre o que amo, dou dicas de serviços, de lugares que já visitei, histórias de pessoas interessantes. Um dos diferenciais do meu blog é escrever tudo detalhadamente e da maneira que falo, sem palavras rebuscadas.
Recentemente, houve um boom de blogs no Brasil e com isso, grandes empresas estão de olho nesses novos veículos com o objetivo de aumentar as vendas. O que você acha disso?

Acho que é uma mídia poderosíssima e que os blogs mudaram a conduta dos leitores, influenciando modas, criando tendências, hábitos de consumo e até uma linguagem própria. Até novos destinos de viagens as blogueiras influenciam.
Já houve alguma proposta como essa para o seu blog?
Sim, mas como sou funcionária pública, acho incompatível ter qualquer vínculo financeiro. Vou me aposentar no ano que vem e daí poderei pensar em algo desse tipo.
 

 


Você consegue mensurar se o blog Amo Tudo Isto influencia o público?

Quando escrevo um post bem detalhado sobre uma cidade, recebo centenas de e-mails de pessoas falando que decidiram viajar para aquela cidade, pois se sentiram motivadas com os detalhes e dicas que dei da cidade. Recebo também muitos e-mails de pessoas perguntando, por exemplo, em qual loja ela pode comprar um vestido de festa de bom gosto, e até o que fazer quando sair do aeroporto. Se deve pegar um táxi, ônibus ou metrô. Acho o máximo!

Me impressiona o alcance e fama que o meu blog alcançou. Recebo e-mails do Brasil inteiro e o reconhecimento de muita gente de Brasília, que gosta do meu estilo de escrever.

Quais os posts que tiveram maior repercussão?

Dicas de viagens repercutem muito. As postagens que fiz sobre países da Europa: Milão, Paris, Itália bombaram. Sobre a Argentina e Estados Unidos também foram bastante acessadas. Tenho uma paixão especial pelas terras americanas, morei em Chicago por dois anos e tenho muita vontade de voltar e ficar um tempo por lá. São planos para minha aposentadoria. Também dei a dica de um apartamento que sempre fico em Paris e agora, a dona já está com várias reservas. Se brincar, não tem mais período disponível.

Tem alguma história especial por causa de um post do blog?
Sim. Fiz um procedimento cirúrgico recentemente e a moça que estava fazendo os preparativos da cirurgia, estava com uma touca colorida na cabeça. Eu perguntei da onde era a touca e ela disse que a mãe que confeccionava.Acabei encomendando dez toucas com ela e postei no blog. A ideia bombou e hoje ela está com várias encomendas.

 







  
  
E as pulseiras? Como surgiu a ideia?

Tenho uma amiga de infância que estava passando por uma fase difícil. Em julho eu e minha mãe estivemos uns dias no Rio de Janeiro, onde ela mora, e decidimos ajudá-la. Tive a ideia de fazer as pulseiras, para que ela fizesse algo com as mãos, para se ocupar. Ela ia para o nosso hotel, me via fazendo, tirando fotos e postando no Facebook.

No terceiro dia eu já estava com centenas de encomendas. Compramos todo o material e ela também começou a fazer as pulseiras e lindos chaveiros. A partir daí ela renasceu, se animou e voltou a viver. Uma coisa impressionante! Hoje, ela continua fazendo as pulseiras no Rio e eu aqui em Brasília.


 


Você tem ideia de quantas pulseiras já vendeu? Qual a média de preços?

Cerca de 600 pulseiras em apenas dois meses. Elas custam de R$ 60 a R$ 120, depende do material.

No próximo ano, você vai se aposentar. O que isso influencia na sua rotina com suas novas paixões? Terei um tempo bom para postar, vou poder me dedicar mais. Escrever muitos posts com coisas que amo, dar dicas diferentes, inspirar meus leitores de alguma maneira. Enfim, terei mais tempo para curtir esses novos hobbies.

Créditos: Bruno Pimentel