5 de abril de 2011

Costa Amalfitana - ai que Paixão!

Hotel San Pietro, em Positano

Com certeza a Costa Amalfitana foi um dos lugares mais maravilhosos que já visitei na minha vida, e acho que todos devem um dia planejar uma viagem àquela cidade mágica. A Itália inteira tem lugares paradisíacos, mas não esuqeço jamais de Amalfi, de Ravello e Positano. Já fiz essa viagem inúmeras vezes, e todas elas foram especiais. Fui com amigas, amigos, parentes...sempre bom! A Costa Amalfitana é um trecho de 60 km do litoral da Campânia, entre Sorrento e Salerno, onde uma linda estrada costeira, que é uma passarela estreitíssima, esculpida, em boa parte, no precipício. Ao longo da estrada, entre uma vista vertiginosa e outra, encontram-se cidades históricas como Amalfi (à beira do mar Tirreno) e Ravello (no alto da montanha), além de um lindo vilarejo que escorrega pela encosta até a praia, que é Positano. Positano é uma cidadezinha assim: fica entre duas montanhas e um vale de praia. Todas as casas são coloridas e realmente “penduradas” nos morros. E existe praticamente uma única rua, com uma direção. Você chega e sai da cidade por ela. Também tem o ônibus “interno” que faz o percurso inteiro da rua, o que na prática significa dar a volta inteira na montanha e descer novamente ao nível do mar. A praia “maior” fica bem no centrinho e para chegar até ela é preciso descer a montanha e passar por dezenas de lojinhas de artesanato, roupas de linho e cerâmica.

                                     
Varanda do San Pietro

A primeira vez que fui à Positano, o hotel "must stay" cidade  era o La Sirenuse, o tal hotel que aparece no filme “Only You”, com a Marisa Tomei. E realmente é lindo, e uma dos tops da viagem. Eu já namorava o Sireneuse há quando cheguei lá, desde que vi o filme. Aliás, é também Positano que aparece no filme “Sob o Sol da Toscana”, quando Frances vai até a praia procurar por Marcelo. O preço sempre foi proibitivo, mas vale a pena.Se não ficar no hotel,vai no final de tarde no champanhe bar. É a melhor vista da cidade, o lugar é incrível e você pode apenas tomar um drinque, sem gastar tanto. Chegue ao anoitecer. O Sireneuse fica no início da subida da via Pasitea, para quem está deixando a cidade. Da mesinha do champanhe bar dá para ver a praia, os barcos estacionados, a cúpula da igreja principal tocando o sino, e todo o outro lado da montanha completamente tomada de casinhas vermelhas, laranjas, amarelas, azuis… Então, quando você se senta ali, dá quase vontade de chorar de lindo. Peça Bellinis, o drinque que leva Prosecco e suco de pêssego natural. Nunca na Itália você recebe apenas o seu drinque. Ele vem sempre acompanhado de azeitonas, castanhas, pistaches, batatinhas, salgadinhos ou o que mais tiver… Peça mais bellinis…abaixo está a foto da piscina do La Sireneuse.


Abaixo, masi fotos do Hotel San Pietro, paraíso na Terra, com praia privativa e tudo isso e mais um pouco que vocês estão vendo nas fotos. Ele não fica dentro da cidade, mas é muito, muito especial.






Amalfi - Espremida entre rochedos e o mar cor de esmeralda que faz a fama da Costa Amalfitana, é tão pequena e quase tranqüila (se não fossem tantos turistas...) que fica difícil acreditar que há uns mil anos ela foi uma importantíssima repubblica marinara . Pois é, a república tinha até moeda própria e comercializava com o Oriente, concorrendo com Gênova, Pisa e Veneza. A última vez em que estive lá comi o melhor Risoto do Mundo, de salmon com Caviar em cima, em um restaurante que fica bem na beira d'agua, no porto. Não me lembro o nome, faz ages e com certeza chegando lá vocês vão sentir o cheirinho do melhor restaurante. A cidade é minuscula. Só sei que ao lado da Catedral tem uma loja de Marzipans maravilhosos.O duomo, (que é a Catedral) de Amalfi, do século X, fica no alto de uma espetacular escadaria e chama a atenção por sua imponência. Próxima de Amalfi, menos famosa que a Grotta Azzura, em Capri – e, conseqüentemente, menos lotada de turistas –, a Grotta dello Smeraldo é tão bonita quanto aquela. Seu nome vem do tom verde-esmeralda das águas. As estalagmites do fundo demonstram que, no passado, a gruta ficava fora d água. Nela existe um presépio submarino – de gosto meio duvidoso, mas a cor da água é demais. As ruazinhas de casinhas brancas interligadas no alto formam, em alguns pontos, neis; em outros transformam-se em escadarias e labirintos deliciosos para passear.  Experimente o vinho local, o Solopaca rosso (um DOC por um bom preço!).

Capri é um destino cobiçado desde a época dos imperadores romanos –Otaviano e Tibério construíram palacetes por lá. Por sua proximidade à Costa Amalfitana, pode ser visitada na mesma viagem.
Os tons do Mar Tirreno (parte do Mediterrâneo) e a luminosidade toda particular que envolve a Costa Amalfitana justificam a paixão que as canções napolitanas mais famosas devotam ao mar e ao sol. Quem quer ter maior mobilidade pode alugar um carro para percorrer a Costa Amalfitana. O barco e o ônibus (e, no caso de Sorrento, também o trem) são outras opções.
Sorrento - Cidade chique e deliciosa, situada num verdadeiro terraço sobre o mar. A vocação turística da cidade remonta à época do Grand Tour, quando foi “descoberta” por Byron, Keats, Goethe, Wagner, Ibsen e Nietzsche. Lá o aroma das laranjeiras e limoeiros e a brisa do mar substituem a fumaça dos automóveis.


.

Ravello - De Amalfi, por uma estradinha íngreme, pode-se chegar de carro ou ônibus a Ravello, “a cidade da música”, que tem a particularidade de ficar bem no alto de uma montanha, mas de frente para o mar, de um lado, e de outro para o belíssimo Vale do Dragão, todo cultivado com vinhas e olivais.
 


Olha o quarto do Hotel - chiquérrimo. Ah, esqueci de falar que Clinton e Hillary ficaram lá - vi as fotos na parede, galera! E eu ai abaixo, em outras eras.

Cheia de ruazinhas e escadarias, Ravello parece esquecida no tempo e – fora da temporada musical, pois a cidade é palco de inúmeros Festivais, não é lotada de turistas. Nos jardins da Villa Rufolo, voltados para o mar, são apresentados os famosos festivais de música clássica de Ravello. O Hotel maravilhoso em Ravello é o Villa Cimbrone onde os jardins, decorados com estátuas de deuses e outras figuras da Antigüidade clássica, levam a um terraço que se debruça, a centenas de metros de altura, sobre o azul profundo do Mediterrâneo. Sensacional! Ao ir ou voltar da Villa Cimbrone, dê uma parada no Convento de San Francesco para conhecer seu gracioso e tranqüilo claustro.

A Ferrari do jovem Charles


Esta Ferrari  Daytona 1973 maravilhosa vai ser leiloada no mês que vem, em Londres, e deve render R$ 210 mil. O charme da possante deve-se ao fato de que recentemente, ela foi dirigida por Richard Hammond, o galã Britâncio da atualidade, na mais charmosa rota européia - Portofino - ufa, meus sais, que beleza, até ST. Tropez. Mas nada, nada mesmo se compara ao fato de que o primeiro dono da jóia azul cobalto metálica, Chassi nº 1653, ter sido nada menos que o Príncipe Charles. Totally cool.

Esta casa linda fica em Dallas, no Texas e custa U$ 9, 7 milhões de dólares, tem 7 quartos e 9 banheiros

Meu amigo Warhol virou Estátua!


Ontem escrevi sobre o Andy Warhol, e como disse ontem que gosto muito, muito dele, não posso deixar de contar para vocês que ele ganhou uma homenagem de Nova Iorque. Apesar de não ter nascido em NY, o “pai” da Pop Art, Andy Warhol, tornou-se ao longo de sua vida, uma das figuras mais associadas a cidade. Por isso, como forma de homenageá-lo, a cidade ergueu uma estátua em sua homenagem em um dos lugares mais icônicos da cidade…a Union Square! A estátua, criada por Rob Pruitt, ganhou o título oficial de “The Andy Monument”. Pruitt se baseou em Warhol especialmente durante o ano de 1977, por isso a estátua traz o artista usando seu famoso Levi’s 501s, uma jaqueta da Brooks Brothers e pra fechar com chave de ouro…uma máquina Polaroid ao redor de seu pescoço e uma sacola da Bloomingdales! Incrível! Se estiver passeando por NY…não deixe de visitar, minhas queridas. é totally must see! O monumento fica na Broadway esquina com 17 Street. A obra tem mais de três metros e é feita de mercúrio. Para fazê-la, Pruitt escaneou a laser o corpo de um colecionador com tipo físico semelhante ao de Warhol. A estátua ficará na praça até o dia 2 de outubro. God Bless my dear and crazy Warhol!