19 de fevereiro de 2011

Amo Buenos Aires


Dicas Express e atualizadas de Buenos Aires:


Queridas fãs, agora vou dar umas dicas quentissímas de Buenos Aires para vocês. Vale a pena seguir tin tin por tin tin. Vocês não vão se arrepender!
Sottovoce, restô italiaano ali de Buenos Aires...
Ha carnes deliciosas, é claro. Mas o destaque vai para as massas (e sorvetes) artesanais e tambem para a (excelente) carta de vinhos. O restaurante, um italiano com dois enderecos na capital portenha, pedida certa para quem passa por Buenos Aires. Comandado por Carlos, Alejo e Thomas Weisman, o restô esta no roteiro da alta gastronomia da cidade e, vale ressaltar, serve uma torta de maçã com sorvete de canela que é incrivel…Vamos ao momento historinha? Entao…Carlos, Alejo e Thomas sao irmaos, e decidiram unir suas expertises para investir em business proprio. Deu certo. Alejo e o chef da casa, e ja passou pelas cozinhas do Ritz de Paris e do basco Juan Ramon Arzak, na Espanha. Carlos cuida dos “negocios”, e usa a experiencia adquirida em restos quentes de Buenos Aires e Nova York para tanto. Ja Thomas é sommelier e arrasa na carta de vinhos da casa gastronomica da familia em Buenos Aires.
SOTTOVOCE LIBERTADOR
Endereco: Libertador, 1098 esq. com Ayacucho.
Telefone para reservas: 4807-6691

SOTTOVOCE PORTO MADERO
Endereco: Alicia M. De Justo 176 – Porto Madero.
Telefone para reservas: 4313-1199


A primeira dica é ficar no Hotel Faenza, do Phillipe Starck, em Puerto Madero. Martha Salotti, 445, tel.:4010-9000 e 4010-9200 Ele é tido como o supra-sumo do luxo e sofisticação http://www.faenahotelanduniverse.com/, abaixo o Restaurante El Mercado, que fica dentro, que é delicioso! A carne é maravilhosa.
Agora o Restaurante El Bistrô, também dentro do Hotel Faenza
 mas chic e sofisticado, mas totally Kitsch, n'est ce pas?


A piscina cool do Hotel. Você tem que visitar o hotel inteiro,
ir lá assistir ao show de tango no El Cabaret, entrar nos banheiros. Tudo estilo Starck.


Agora nesta foto abaixo é outro hotel também muito bom, onde ficamos há uns anos atras. É o NH City & Tower Tel. +54.11.41216464  Bolivar, 160, é 5 estrelas, e localizado ao lado da zona histórica de Buenos Aires, imediatamente captura a sua atenção com uma fachada art déco e interior impressionante, que o leva de volta ao passado. Eu adorei ficar lá. Fica ao lado da Casa Rosada, da Florida, do burburinho dos turistas. Hiper super confortavel, café da manhã ótimo.

Já ficamos também na Recoleta, no Lois Suites, um aparthotel super bacana, a frequência excelente, mais local, ao lado do cemitério, 2 quadras do Alvear. Muito bom, super calmo o enviroment.Confira abaixo na foto do hotel. Endereço: Vicente López 1955 tel. 54 11 5777 8950 recoleta@loisuites.com.ar


1. Ficar nos hotéis acima ou, agora, em Palermo Soho,no Hollywood Suites & Lofts: descoladerrimo, chique, moderno, cama “engolidora” de tao gostosa, concierges fofos e educados, e ainda localizacao ao lado das ruas mais gostosas de passear a pe, de maos dadas. E esse o melhor lugar para se hospedar sem duvida!! (DICA: Pedir na recepcao um mapinha da cidade, que ajuda muito!)
2.Comprinhas e Lazer: passear por Palermo Soho no sabado (do lado do hotel)! Bairro super arborizado (alias a cidade toda e, adoro!), casas dos anos 30 e 40, novos estilistas junto a marcas bacanerrimas e feirinha de rua. As ruas legais sao Costa Rica, Honduras e Nicaragua, Armenia, Malabia, El Salvador?  Fazer paradinhas para um suco, petiscos ou cervejinhas, muitos lugares convidativos.
3.”La Dorita” (Palermo): dica para jantar do lado do hotel depois de passear (especialidade: carne). Gostoso, vinhos otimos, lotado ate mais de 1 am…
4. Jantar no Sucre (Nunhez):  bem frequentado, moderno, menu excelente, adega incrivel, iluminacao perfeita, badalado. Mais chiquezinho e vale a pena! – Sucre, 676
5. Puerto Madero: passeie a noite no Puerto, va na hora do por do sol e fique pra jantar. Super gostoso, beira do Rio, lojinhas e cafes (romantico). Jante numa churrascaria tradicional de Buenos Aires, a Cabana Las Lillas, e tome uma agua aromatizada no Tea Connection.
6. La Recoleta: bairro mais parisiense, cafes, etc….
7. San Telmo: super tradicional. Fomos, mas nao e nossa cara. Nao preciso voltar (rsrs…): tem shows de tango pela rua, vende antiguidades, gente do mundo todo, meio bagunca demais…
8. Shopping Alto Palermo: perto do hotel. Bom para resolver compras, mas o shopping Galerias Pacifico e bem mais gostoso e sofisticado.
9. Croque Madame: um charme, delicioso para um dia de sol. Come-se entre as arvores, com barulhinho da agua da fonte, passarinhos, pessoas lindas, garcons descolados e simpaticos (estilo Spot). Super dica, nao deixe de ir!!! (Av. Del Libertador, 1902)
10. Parques: a cidade tem diversos, programa preferido dos portenhos nos fins de semanas. Delicia passear a pe, observando as familias, casais namorando, bicicletas, patins, cachorros, pessoas tomando sol, verde, muuuito verde.
11. Cuentaconmigo: lojinha para presentinhos para amigas mamaes. Sao dezenas e dezenas de t-shirts para bebes e criancas super divertidas (presentinhos). Minha sobrinha ganhou a “Yo AMO mi tia” (rsrs…) – J.L.Borges, 1795
12. The Beautiful Ones: loja masculina descolada – Costa Rica, 4737 – Palermo
13. Guido: Av. Quintana, 333 Recoleta
14. Akiabara: loja feminina bacana com pecas basicas especiais e caimento.
15. La Mercearia: loja cheia de coisinhas gostosa de xeretar (numa linha “Garimpo Fuxique”)
16. Vietnam: loja com tema do Vietna (pecas diferentes e interessantes) que tem um simpatico restaurante nos fundos. Nao comemos, mas o lugar e uma graca e o dono a maior simpatia.
17. Dica importante: Leve dinheiro em reais para trocar por pesos, mas nao troque nem no hotel nem em shoppings. No aeroporto tem o Banco de la Nacion, que tem o melhor cambio. Quando houver opcao TAX FREE nas lojas, peca que e facil o reembolso no aeroporto, na volta.
 Agora vou começar postando as dicas que tenho compilado ao longo do tempo, que vale a pena seguir, como disse acima. Ganhei há milênios da amiga Flávia Coutinho, que ganhou de uma amiga que morou lá, e eu fui acrescentando minhas próprias dicas e impressões, além das fotos, e aqui vou falar mais do que gostei muito e onde já voltei.
Agora vamos lá: a mais européia das cidades da América do Sul - (outono: 13 e 15 graus) visitas rápidas, incluindo pacotes de fins de semana (com saída na sexta à noite e volta do domingo), que começam a se multiplicar à medida que a temperatura baixa - pelo menos no Sul do continente.
Cuidado com espertezas, ajudas desnecessárias e ciganos. Evite relógios caros e jóias.
Agora as comidas. Em Bs. Aires existem  quatro centros gastronômicos que vêm arrastando os turistas: Puerto Madero (com churrascarias de alto padrão), a região da Calle Posadas, na Recoleta (com restaurantes de hotéis chiquérrimos), Palermo Viejo (bares jovens e mistura da nova cozinha), e Las Cañitas (com a badalação jovem, onde eu me encontrei!!!!
Buenos Aires também tem gosto de sorvete Freddo, principalmente de dulce de leche,  e muuuuitos cafés deliciosos, além dos já conhecidos vinhos argentinos.
Posso garantir que todas as vezes que fui em Bs As, comemos muito bem. Mas como vocês já sabem, queridas fãs, que não sou nem um pouco egoísta, fotografei tudinho para dividir com vocês! Eis os nossos eleitos…espero que se deliciem.  

O Bife de Tira - Amo muito isto!

Agora vamos ao glossário, absolutamente útil para quem quer comer uma das melhores carnes do mundo: bife de lomo (filet), bife de chorizo (contra-filet) e a parrillada (carnes variadas, vaca, frango, leitão, carneiro e outras). Parrillada ou asado pode ser rim e intestinos. Postre (sobremesa, escolha o doce de leite). Os miúdos são chamados de ''achuras''; chinchulines (intestinos), riñones (rins), mollejas (timo) e morcillas (a nossa morcela), todos assados na brasa. Cortado (café expresso "cortado" com leite).
 El Viejo Almacén (fotos abaixo): casa tradicional, é uma das tanguerias mais famosa da cidade - Independência com Balcarce, em San Telmo -, que apresenta shows de tango após as refeições. Estive lá a primeira vez quando tinha 13 anos, e ainda continua igual. Vale a pena ir pelo tango tradicional


 
Cozinha excelente, ambiente jovem, moderno e serviço impecável. Pratos: Ceviche de vieiras e centollas com manga e papaia; camarões pintados com manteiga cajun; gigot de cordeiro com menta e spatzle; salmão rosado com zabaione de wasabi e sake. Highlights: A arquitetura com a cozinha ao fundo e a adega no centro do salão. O Sucre é um símbolo da contemporaneidade. O restaurante é moderno, super bem frequentado e com boa música, é bem animado. A cozinha fica à vista e a adega é uma caixa-dentro-da-caixa e ocupa o centro do salão; isso porque os vinhos têm um papel importante no Sucre e eles têm uma ótima seleção. Além do resturante e do disputado bar, o Sucre tem também um lounge com lareira onde, pode-se conversar e comer algum snack. A comida é saborosa e com influências mediterrâneas, latino-americanas e também, com algumas releituras da típica cozinha argentina (não deixe de experimentar o volcán de chocolate, com sorvete de mascarpone ou o flan de dulce de leche com calda de chocolate).O restaurante fica em frente ao Parque Palermo. E é bom fazer reservas para jantar e nos fins-de-semana. E vc aproveita pra passear por Palermo, o bairro mais descolado de
Buenos Aires. Vale muito a pena conhecer !!!! Olha como é lindo lá dentro, na foto abaixo:


PUERTO MADERO é uma zona portuária restaurada em 1991, cheia de restaurantes sofisticados)e uma noite embalada pelo clima romântico do tango (jantar). Reúne cerca de 15 restaurantes de categoria, com pista de dança e música ao vivo. No entanto, deve-se estar preparado para gastar. Para mim tem dois restaurantes lá que são imperdíveis e que valem a pena ir e gastar mais um pouco. O Bice é um deles, a comida italiana excepcional, o restaurante tem filiais no mundo inteiro e lá em BS. As. é mais barato por causa do peso. Peça o  Ossobuco com arroz de açafrão.

La Caballeriza  - ótima relação de custo benefício (US$40 p/2 pessoas, com vinho bom e sobremesa) – carnes ótimas, mas não tão badalado como o Cabana Las Lilas.


Cabanã Las LillasAlicia Moreau de Justo, 516, Puerto Madero. Telefone: (54) 11-4313- 1336ouco caro, ambiente excepcional no almoço, é super badalado. Os donos são sócios do Rubayat. A carne é ótima. O Capricho e a atenção do Rubaiyat está presente e a carne é imbatível. Pratos: Ojo de bife baby beef 500 g ou 800 g; bife de costilla; bife de chorizo ou t-bone steak, acompanhados por um robusto dedicado da Finca flichman. Highlights: O couvert e as imbatíveis papas soufflées, e os acompanhamentos do cafezinho. Confiram ai embaixo. nhamy nhamy


Te Mataré Ramirez www.tematareramirez.com
Palermo: Paraguay, 4062 – Tel: 4831-9156 -restaurante afrodisíaco com cardápio erótico e, em Palermo, uma das filiais,  também com show erótico de bonecos de 2ª a 5ª-feira. Restaurante se define como "afrodisíaco". A cozinha deixa a desejar, mas como escreve Isabel Allende: "O mais intenso desejo carnal tem gosto de baguette com presunto". Pratos: Nomes engraçados como "capaz de aceitar tudo" (lombo de porco com molho de cerveja preta); "espasmos confusos" (salmão com molho de açafrão) e "meu corpo desorientado" (peito de frango com molho de maracujá e gengibre). Highlights: O show de sexo, feito com bonecos, é hilariante (confirme antes de ir). Tomo Uno – no Hotel Continental
Traga Luz
Justo Corrientes
El Mirasol
Olsen  comida dinamarquesa, peixe e defumados)
Martha Salotti, 445, Puerto Madero. Telefone: (54) 11-4010-9000
Comida noreuropea & vodkas "de todo el mundo a la temperatura justa"- assim se define o restaurante que mistura paisagismo e estilo nórdico. Pratos: Smorebrods - sanduíches abertos de diferentes tipos e qualidades. Salmão, arenque, queijos, defumados e mais de 40 tipos de vodka servidas a 18 graus negativos. Highlights: Os proprietários estão pensando seriamente em abrir seu próximo Olsen no Brasil. Preço: 50 pesos + 60 pesos (show).
Sorrento – Sabores del Mediterrâneo (Ales)
Cidade: Av. Corrientes, 668 – Tel: 4325-3787/7774
Madero: Alicia M. de Justo 410 – Pto Madero – Tel: 4319-8731/35
Recova: Psadas, 1053 – Tel: 4326-0532/4625

Sorveterias: Freddo e a Persicco. Excepcionais e imperdíveis. Pode pedir para Persicco entregar no hotel - sorvete (=helado) de mascarpone com “frutas rojas” (rorras = vermelhas). Foi uma das melhores experiências de sorvete da minha vida. Fone: 0810.333.7377

Mamuschka Chocolate – Tel: 5411-4783-8385
Sucre 2478 entre Av Cabildo y Ciudad de la paz    - www.mamuschka.com

Discoteca e Livraria
Casa Piscinelli - San Martin, 450  -  tel  011.4394.1992 -  música clássica ou portenha.
Notonious - Callao, 966 -, bem próxima da
Libreria Ateneu Grand Splended - Av. Santa Fé com Robamba
De 1912, vale a livraria vale a visita: construída num antigo teatro, no palco, fica uma boa lanchonete, com sanduíches honestos. Há uma filial na Florida, 340.
Lavalle – há sempre movimento. Fica a uma quadra da Corrientes

Corrientes: sebos, livrarias, teatros, cafés e restaurantes
Pizzaria Guerrín - Corrientes, 1368  - famosa também pelas empanadas
Pizzaria Los Inmortales - Corrientes, 1364
Parrilas Arturito - Corrientes, 1124
Parrilas El Palacio de Papa Frita - Corrientes, 1612
La Paz - reduto de intelectuais. Boa qualidade dos pratos e dos preços.
2 lojas tradicionais da cidade: o café Gato Negro, com as mais diversas especiarias, cafés e chás, e a Bomboneria Bombonella, irresistível.
PALERMO
Bairro cheio de boas surpresas. O Parque 3 de Febrero é cortado pelas avenidas Sarmiento e del Libertador; Abriga o Jardim Botânico, o Zoológico, o Jardim Japonês, o Rosedal (com agradável lago artificial e pedalinhos), o hipódromo, o campo de pólo e o Planetário. Se for lá, não deixe de ir ao Rosedal (jardim de rosas) e ao Jardim Japonês.
Museu de Arte Latino-americana de Buenos AiresMALBA - Av. Figueroa Alcorta, 3415 – de Eduardo Constantino – arte contemporânea, em Palermo Chico, zona nobre da capital.
Divide-se em sete microbairros: Palermo Viejo, Palermo Soho, Palermo Hollywood, Palermo Sensile (ou Villa Freud), Palermo Chico, Parque Palermo e Las Cañitas.

Palermo Viejo: Sábado: agitada feira de arte que ocupa a Plaza Julio Cortázar (conhecida como Serrano). Este bairro é muito legal e no sábado tem uma feira na praça principal, cheia de coisas cool. As ruas que saem desta praça são lotadas de lojas bárbaras e restos

Restaurante Palermo:
Museo Renault – ao lado do Malba, tem menu executivo no almoço
Av. Figueroa Alcorta, 3399 – Tel: 4802-9626 – http://www.mrenault.com.ar/

Casa Cruz , na foto abaixo, onde nos divertimos muito quando fomos com a turma do Coral do Senado.– Comida Urbana Argentina –Uriarte, 1658. Telefone: (54) 11-4833-1112.  info@casa-cruz.com - NÃO DEIXEM DE IR. BÁRBARO!! o lugar é para jantar e ver e ser visto.
Lugar da moda, com decoração sofisticada, gente jovem e cozinha contemporânea de qualidade. Pratos: Beterraba confit com queijo brie, morangos e avelãs carameladas; atum assado com espuma de coco e alcachofra; torta de coelho com uvas e aniz; soufflé de chá com peras ao champagne. Highlights: Juan Santa Cruz, dono e DJ, garante o astral. O outro sócio, o chef Germán Martitegui, transforma beterrabas em sonhos.Se você está procurando quem é quem de BsAs, não procure mais do que as mesas da Casa Cruz. Quando você passar pelas cortinas de veludo para a escuridão, dar o seu nome e ocupar um assento no sofás de couro de pelúcia que cercam o bar oval até a sua mesa for chamada, você já vai se sentir special. Beba um martini, um copo de champanhe ou navegue na extensa carta de vinhos. A comida é deliciosa no entanto, o staff tira onda de snob, pois sabem que ali só vai Who´s is Who.



Restaurante La Bourgogne, no Hotel Alvear- Esta é uma extravagancia maravihosa, mas nós merecemos de vez em quando, não é queridas? Dono da melhor cozinha francesa de Bs. As, o resto fica dentro do hotel, que fica no bairro Recoleta. O Alvear é o Copacabana Palace deles, e o restaurante La Bourgogne tem os clientes mais exigentes, com as criações do Le Grand Chef Relaix & Châteux Jean Paul Bondoux. Trata-se dos dois únicos Relais Gourmand (do tão festejado selo Relais&Chateaux) da América do Sul. Segura que eu quero ver! Em um ambiente calmo e refinado, mas sem muita ostentação (a estrela do lugar são os pratos do chef francês), podemos experimentar da sua deliciosa cozinha francesa e internacional. Fomos também no mesmo restaurante dele em Punta, que foi uma grande experiência! Outro dia faço um post de Punta Del Este.


 
Aentrada imperdível que amamos: seleção de queijos
Os pratos: Declinação de leitão marinho ao estilo barbacoa, legumes meridionais recheados e Filet mignon flambado no salão com pimenta preta e conhaque.

Neste restaurante a reserva é imprescindível. O atendimento, claro superb. Tudo um espetáculo, mas para mim o ponto alto foi quando o Silio pediu um chá. Eles trouxeram uma jardineira, ou um canteiro, sei lá, não entendo nada do que é verde e respira, com as ervas frescas e cheirosas, e eles fazem o chá num bule de porcelana maravilhoso, que te encanta. lembrei do cheiro agora. E ao sair, ainda fomos presenteados com dois brioches em formato de coração belamente embrulhados numa sacolinha linda do restaurante. Um mimo que merece destaque, assim como o petit-fours, que é tão luxuoso quanto os pratos.Outras boas opções do Hotel Alvear são o almoço e o brunch no restaurante L´Orangerie, que são alucinantes. O almoço sai em torno de $ 200 pesos por pessoa. O Brunch de domingo dizem que é o must. Também precisa fazer reserva. Mas acho que é mais bacano o do Four Seasons. Este ai é meio de gente velha. Eu até já sou, mas tenho alma de nova he he he

O Café Tortoni -Av. de Mayo, 825, tel.: 4342-4328 é o mais famoso e tradicional de Buenos Aires e é pura elegância. Não dá para não ir, nem que seja uma única vez, só para conhecer. Foi lugar de peregrinação de homens da literatura e da política, e conserva a mesma estrutura e decoração de quando foi inaugurado, em 1858. Foi o preferido de escritores como Garcia Lorca e Borges, que até tinham suas mesas fixas. Pedir algo para saborear é puro pretexto para sua atmosfera única, conquistada em mais de 150 anos de tradição do Grand Cafe Tortoni. Caso resolva usar o pretxto de lanchar, escolha alguma da boa seleção de tortas e cafés que eles têm, ou, para quem gosta, té e torta de manzana (Chá e torta de maçã). Experimente "uma copa de Manzanilla", bebida argentina tradicionalíssima ou um Cortado = carioca. Se aparecer por lá fora do horário normal de lanche, pode conseguir fugir da fila (eu sempre consigo…hehe… e na hora de ir embora vejo aquela fila imensa da qual nos livramos). À noite, há apresentações de tango. É uma boa pedida após um passeio na Plaza de Mayo, Cabildo, Casa Rosada…

                        

Jackie O. Báez 334, Metrô Carranza - Quando fomos para a Argentina com Coral para o Festival Internacional de Coros, fizemos muito amigos e o organizador do festival levou todo o grupo neste Restaurante em Las Canitas, que é um bairro hiper cool e jovem, cheio de agito e muita gente na rua. Jantamos e depois da meia noite virou bar de jazz e balada.

Em Palermo vocês precisam andar em todas as ruas como a Honduras, a Armenia, etc e não deixar de entrar na Papelera Palermo, que é uma loja incrivel cheia de papéis, canetas, lápis diferentes e álbuns de enlouquecer. Comprei uns álbuns lá bárbaros que até hoje não tive tempo de colocar fotos, mas enfim, vale a pena. fica na Honduras 4945.


Restaurantes Palermo Viejo/Soho:  Argentina Contemporânea – Honduras, 4770 -Tel: 4823-2318
rest. badalado, charmosa região, casa antiga, c/ pátio e janelas amplas – carne, peixe e massas 
Boutique do Livro – Thames, 1762 – Tel: 4833-0068 livraria e bar (almoço leve)
Cabernet - Jorge Luis Borges, 1757.    Tel: (54 11) 4831-3071    http://www.cabernet-restaurat.com.ar/
A parte de Palermo "viejo", conhecida como "Soho", é palco de lojas alternativas, cultura e juventude. Um passeio pelas calçadas (cuidado com os "obstáculos caninos"), com uma parada no Cabernet, vai fazer você se sentir em Nova York. Pratos: Merluza negra con papas batidas al basilico; fricassé de pollo con cítricos; helado de cabernet en tulipa de phylo. Highlights: Um "late harvest" escoltado por um crumble de manzanas e ciruelas nas mesinhas do jardim. Amamos este resto, e tenho great memories de lá. O grupo grande, rimos e tiramos muitas fotos. Meu external HD quebrou! A foto não faz jus ao restaurante, que é delicioso, uma casa grande, antiga e aconchegante e a comida excellent!


Confiram as lojas de Palermo SOHO, como AMOR URBANO (moda), na rua Costa Rica
CALMA CHICA na rua Honduras 4925, EXE em Palermo Viejo, rua Armenia 1636, LA MERCERIA - acessórios e moda em Palermo Viejo na rua Armenia esquina com Honduras
TAZZ (novos estilistas)Plaza Serrano 1556, UN LUGAR EN EL MUNDO (moda) en San Telmo, na rua Defensa 891, ADORHADA GUILLERMINA (moda) - Barrio Norte, na Av Santa Fé 615

e mais as:
Club del Vino - Calle José A.Cabrera, 4737, tel. 4833-0048
Green Bamboo - Calle Costa Rica, 5802, tel.: 4775-7050)
Krishna Veggie Lunch – Malabia, 1833 – Tel: 4833-4618
Café Malasartes - Calle Honduras, 4999 – tradicional.
Mott – Cocina de Mercado – El Salvador, 4685 – tel: 4833-4306/4325
Menu do dia: 24 pesos – bom para parada entre as compras
Olsen - Gorriti, 5870 - descolado, cozinha escandinava e muita vodka. Badalado!
Sonoridad Amarilla - Fitz Roy, 1983- tradicional
Spirit
Bar Uriarte (W) - Calle Uriarte, 1572, tel.: 4834-6004

Compras em Palermo Viejo:
Almacén de cueros – Nicarágua, 4989.
Buffy – Malabia, 1680 – Tel: 4831-0088   sapatos e botas de couro (dono: Toni)
Bota montaria chocolate : 230 pesos
Calma Chicha (W) - Honduras, 4.925 – loja divertida.
Complot – El Salvador, 4731 
Roupas e acessórios para adolescentes
Corre Lola – sapatos – Niceto Veja, 4691 – Tel: 4773-1335
Mariano Bress – sapatos (zapatos), bolsas (carteras) e cinturones (cintos) em couro
El Salvador, 4645 – Tel: 4831-8797 (perto Mott) ou Ugarteche, 3123 – Te: 4802-1203
La Merceria – Honduras, 4795/99 – roupas e acessórios
Nike – Gurruchaga, 1615 (esq. c/ Honduras) – Tel: 4832-3555 c
Vale o passeio, a loja é linda e os produtos diferenciados
Okko – rede de produtos asiáticos – www.okko.com.ar
Honduras, 4909 – Tel: 4831-2600 (pode comprar e pegar no final do dia)
Buenos Aires Design – Tel: 5777-6122
Paseo Alcorta – Tel: 5777-6613
Topper – Calle Gurrachago, 1573
Veroivaldi – roupas com cortes diferentes – coleção inverno 06: Topiario
Gurruchaga, 1585 – Tel: 4832-6334  -  info@verivaldi.com  -  http://www.veroivaldi.com/ 

Outlets
Cacharel – Aguirre, 865 – Tel: 4772-8719
Casaco (sacon): 240 pesos, camiseta (remera): 28 pesos e camisa: 69 pesos
Na mesma rua: Lacoste, NewMan
Prüne – Gurruchaga, 867
Sapatos e bolsas de couro – conferir se estão perfeitas antes de comprar
 
MUSEUS:
Centro Cultural Borges – fica na Galerias Pacíficos e sempre tem uma exposição internacional.
Centro Cultural Recoleta – ao lado da igreja
Palais de Glacê - Recoleta
MALBA - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – Av. Figueroa Alcorta, 3415
Tel: 4808-6500  info@malba.org.ar   http://www.malba.org.ar/  - Tem que ir.
No acervo: Tarsila Amaral (Abapuru), Botero, Di Calvancanti
Museo Nacional de Bellas Artes – Av. Del Libertador, 1473 (de frente do rest. Modena/Ferrari), perto da Recoleta.
- tem acervo maravilhoso (Van Gogh, Rodin) e recebe exposições esporádicas.

LA BOCA
Subúrbio antigo de casas de imigrantes bem coloridas de zinco e madeira. Passeio tradicional no bairro fundado por imigrantes italianos e berço do tango. A Rua Caminito é a atração. Reúne artistas e pinturas em baixo relevo. Lojas de suvenires e ateliês de artistas abertos a visitas na Calle Magallanes, com exposições de pintura. La Bombonnera - estádio do Boca
Restaurantes:
Don Carlos - Calle Brandsen, 699, tel.: 4362-2433
Il Metterello - Calle Martín Rodriguez, 517, tel. 4307-0529
El Obrero - Calafena, 64
Oviedo - Olazpabal, 5501
Samovar de Rasputin - Calle del Valle Iberlucea, 1251, tel.: 4302-3190
Sifones & Dragones - Ciudad de la Paz, 174.

SAN TELMO
Centenas de antiquários. A feira de artesanato e antiguidades da Plaza Dorrego, aos domingos, é tradicionalíssima. cuidado com a carteira.
Praça Dorengo, em San Telmo visitar as lojas de antiguidades.
Galeira Sergio F. Guevara – Art Nouveau e Art Deco
Defensa, 1159 – San Telmo – Tel: 4361-2315   4362-4983   Cel: 15-4089-6781

Bar Dorrego - interior bem antigo. 
1880 - Calle Defensa, 1665, tel.: 4307-2746 - serve pratos típicos como o puchero (espécie de cozido).
La Brigada (W) - Estados Unidos, 465, tel.: 4361-5557 – bom vinho, atendimento, perto da feira
Telmo Bar - Carlos Calvo com Bolívar - + simples, mas com um especial malfatti de espinafre.

Shows de Tango: Casa Blanca, La Ventana, Viejo Almacén e Tango Mio. Segundo uma amiga, o Tango Mio está em casa nova e com novo nome - Señor Tango. Fui lá! Achei uma superprodução, mas, como já conhecia, e detestei!!!. O ingresso não é barato e eles tentam incluir o jantar.  Se tiver disposição para ir a outro restaurante, logo depois do show, ao invés de jantar no local, na minha opinião, vale a pena. A comida não é muito boa e o vinho é péssimo (16º de teor etílico). Este show é misturado com teatro e representação de fatos históricos. Vi outro show de tango no Hotel Alvear, que era praticamente só tango. Preferi este àquele.
Na Calle Balcarce, nas quatro quadras entre Belgrano e San Lorenzo, há seis tanguerias: Michelangelo, Molière, Taconeando, La Ventana, La Trastienda e Casa Blanca.
El Viejo Almacén - Avenida Independência, 1653, tel.: 4303-0231 - é uma das casas mais tradicionais e recomendadas.
Bar Sur - Calle Estados Unidos, 299, tel.: 4362-6086) apresenta a mais intimista das apresentações.
El Querandí (Calle Peru, 132, Montserrat, tel.: 4345-0331), a mais refinada.
Fora de San Telmo:
Piazzolla Tango - Calle Florida, 165, Centro. Tel.: 5217-1274
Esquina Gardel - Pasaje Gardel, 3200, Abasto, tel.: 4867-6363).

PASSEIOS
Teatro Colón : construções de estilo tipicamente europeu colaboram para manter uma atmosfera de velho continente em plena Buenos Aires. De 1908, belíssima sala de espetáculo, disposta em ferradura, com acústica excepcional e prazenteira. Os ingressos estão muito baratos, em torno de R$ 10. Vale a pena ir lá mais de uma vez, como o primeiro programa da noite. Ir à bilheteria logo que chegue a BA porque nos hotéis é bem mais caro.
Fica na 9 de julho, pequena caminhada do Sofitel. As pessoas vão arrumadas: terno e gravata, ou, pelo menos, blazer. Antigamente, era a regra quase impositiva. As pinturas do teto representam a história da arte. Durante o verão, expõem trajes, calçado, adornos e perucas usadas pelas personagens das diferentes óperas ali representadas. Temporada de março a dezembro. Durante o dia, visitas guiadas ao teatro, com a possibilidade de conhecer as oficinas que confeccionam os trajes.

passeio a pé: Comece pela Plaza de Mayo, local da fundação de Buenos Aires, em 1580. No meio da praça, a Pirâmide de Mayo, em homenagem ao primeiro governo nacional (25.5.1810). Na Praça, ainda hoje, nas quintas, as "Mães de Maio" se reúnem para chorar os filhos desaparecidos na ditadura. Lá, há várias construções interessantes: A Casa Rosada, sede da Presidência da República; o Cabildo, sede do primeiro governo colonial (1751), hoje museu histórico; a Catedral Metropolitana (séc. XVII), em estilo neoclássico, com os restos mortais do "Libertador General San Martin". Saindo da Plaza de Mayo, pode-se conhecer o Congresso, com o metrô (=Subte). Pegue a Linha A, a primeira da América do Sul (1913). Os carros estão conservados e os assentos são de madeira. A arquitetura é do início do século, em estilo greco-romano.
Obelisco – 1936 - marca os 400 anos da fundação da cidade. Siga pela Corrientes, que, em conjunto com a Lavalle, formam a Broadway. No calçadão (=peatonal) da Calle Florida, pode-se comprar lembranças
Programas:
- domingo: brunch no Hotel Alvear (necessita reservar e custa em torno de 70 dólares) ou no Four Seasons, que é o Hotel que a Madona fica e que dizem que é o máximo!
- humor : Les Luthiens - Teatro Gran Rex - Av. Corrientes, 857 – Tel: 4322-8000

Não fazer: “Mar Del Prata” ou “Costa”

Vinhos : grande uva da Argentina é a malbec. Dê preferência para os vinhos feitos com essa uva. O Catena Zapata (260 pesos) é o grande vinho argentino. Também os Rutinis. Preste atenção nos demais vinhos produzidos por estas duas bodegas. Mesmo os menos caros são bons, com ótima relação de custo benefício. A propósito, o vinho argentino Familia Zuccardi Cabernet Sauvigon 2000 custava no Brasil R$ 85,00; o Cadus R$ 169; Em Buenos Aires, em pesos, o Catena Zapata, 260; Rutini malbec, 85; Rutini cabernet 90; Antologia VII 119; Apartado 170; o mesmo Zuccardi 72; Luigi bosca malbec 35; Escorchillia Gascon, 32. Desta vez (2005), em BA, os preços nos vários estabelecimentos não variaram muito. Na loja Tonel Privado, eles cotam o dólar a 2,9 pesos, dão 15% a vista, mais o tax free (11%), e entregam tudo no hotel. Possuem lojas tanto na Galeria Pacífico, como no Pátio Bullrich.
La Cava del Querandí - Localizada ao lado do famoso restaurante El Querandí, a loja vende e serve vinhos e tapas. Peru, 322, tel. (5411) 5199-1771. http://www.lacavadelquerandi.com.ar/

Dionís - Oferece vinhos dos principais produtores argentinos e uma seleção de vinhos de boutique. Também tem uma cafeteria e bar. Viamonte y Esmeralda, tel. (5411) 4328-678.

Grand Cru - grande importador e forte distribuidor de vinhos argentinos. Tem uma loja pequena, mas simpática, numa das regiões mais elegantes da cidade, ao lado do Hotel Alvear. Hoje tem uma grande operação no Brasil. Av. Alvear, 1718, tel. (5411) 4816-3975. http://www.grandcru.com.ar/

1843 - Os donos vêm da indústria de vinhos e oferecem boa seleção de bebidas de bodegas familiares. Humbodt, 1843, Palermo, tel. (5411) 4779-0806.

Terroir - Casa dos Vinhos - Uma casa em que é preciso tocar a campainha para entrar. Oferece mais de 1 200 rótulos argentinos e 500 estrangeiros. Tem também acessórios e produtos de delikatessen. Buschiazzo, 3040, Palermo, tel. (5411) 4778-3443.

Winery – 8  lojas espalhadas pela cidade, é uma mistura de enoteca, wine bar e armazém. A loja de Puerto Madero é muito bem montada. Juana Manso, 800, Puerto Madero, tel. (5411) 4894-8204. http://www.winery.com.ar/

Supermercados: doce de leite argentino Dulce de leche Chimbote (levíssimo) e o da Patagônia, supermercado “Disco”, saindo do Sofitel, a esquerda, que serve para as compras básicas.

cerveja argentina é a Quilmes. pubs irlandeses como o O'Connell's - Paraguay, 212 - e o Kilkenny - M.T. Alvear, 399.

Boates: o Niceto -Coronel Niceto Veja, 5510-, o Club 69 - Colonel Niceto Veja, 5510 -, o Club Ness - Nicarágua, 4346- , Club Pachá - Costanera e Pampa – e El C.O.D.O - Guardiã Vieja, 4085, no Bairro Almagro.

Hotéis:
H. Alvear  - tradicional ($300 a diária).
B.A. Designe Suites – ruim
Caesar Park
Claridge – ponto ruim
Elevages (Rejane) – perto Calle Florida
Four Seasons
Intercontinental – região ruim e hotel bom
H. Lafayette – Reconquista, 546 – centro (perto 9 de julho/Obelisco) 54-11-4393-9081
Marriot – praça San Martin (bom)
P. PareraPark Plaza – Sofitel/cidade
Sofitel Porto Madero
H. Sofitel (Rua Arroyo, 841 – Retiro), localizado num marco histórico Art Decó, numa torre dos anos 20, inteiramente reformada. Vai-se para a Recoleta em 12 minutos de agradável caminhada.
Club Bienvenue. Paga-se R$ 350 por ano e ganha-se duas diárias. O casal deve inscrever-se. Paga R$ 700 e ganha quatro diárias.  Para ficar três noites, usa-se uma diária de cada um, pagando-se o preço de apenas uma diária extra ($170), ou seja, fica-se três noites num verdadeiro 5 estrelas e paga-se apenas o valor de uma única diária, com bom desconto. Neste Hotel, há, ainda, o excelente restaurante francês “Le Sud”. Fui (2004 e 2005), gostei e recomendo! Dá para ir mais de uma vez. Os preços são cortados pela metade com a apresentação do cartão do Club Bienvenue. Portanto, não esqueça de levar o cartão do clube!
Inscrição Club Bienvenue: Caroline Stefanini (21.2522.5008). Ela explica os detalhes. As outras duas diárias pode-se usar depois, em outra oportunidade.

H. Regal Pacific Buenos Aires
Tel:5411 4310-7000   Fax      5411 4310-7001
End: Calle 25 de Mayo, 764 (esquina c/ Cordoba)
Buenos Aires – Argentina

H. Madero Sofitel
Rosário Vera Peñaloza, 360 – Dique 2 – Puerto Madero
Tel: (54 11) 5776-7777          Fax: (54 11) 5776-7778

Bares
Um happy hour: cafés da charmosa Recolleta, um passeio para admirar a arquitetura em estilo semelhante ao das antigas metrópoles européias
Broccolino Pizzeria e ristorante - Esmeralda 776
Tel: 392-7652/7754/9848 
- restaurante italiano. Fui com Sebá e parece que ainda faz sucesso por lá. É simples e gostoso.  (perto de Calle Florida)
Pizzeria Filó – atrás Sheraton
Au Bec Fin : restaurante de cozinha francesa, instalado em um palacete na Vicente López, serve pratos requintados.


Café Nucha – rede c/ 4 lojas : Patio Bullrich, Paraná, 1343 (Recoleta), Salguero, 2587 (Bairro Norte) e O´HIggins, 1.400 (Belgrano)
Cluny (B) – El Salvador 4618/22 91414) – Palermo Viejo Tel: 4831-7176   4833-4275    cel: 15-5249-2916  - cluny@fibertel.com.ar
Bom para almoçar – parada das compras
Costenera (B) – braço do Rio Prata, onde tem muitos restaurantes em frente ao Rio da Prata. Bacana o passeio.
Dorá – comida espanhola, presunto, camarão – Pertence/FN  (rua perto de Puerto Madero, perto porto, direção do Sheraton)
El Living (B)  - Faena
Lomo (B)  – não é absurdo
El Mercado (B) – peixe
El Mundo??? (W) - Maipu - melhor bife de lomo de Buenos Aires
Nectarina - Tido como um dos melhores da atualidade. Caça e sobremesas maravilhosas
Positano – italiano c/ show de música lírica (La Traviata)
Olleros, 1760 – Belgrano – Tel: 4772-7539
5ª-f: Lírica em Venza; 6ª-f: Lírica com humor e sábado: Simplesmente Lírica
El Querandí - Peru, 322, tel. (5411) 5199-1771 -  restaurante e cava c/ tapas e vinhos
Compras
Tradicional Rua Florida, com 60 lojas e 200 galerias.
Livraria El Ateneo:, fundada em 1912 e instalada em um prédio de art nouveau erguido em 1927, é a mais antiga de Buenos Aires, reunindo lançamentos nacionais e estrangeiros, além de clássicos da literatura universal.  Av. Santa Fé, 1860.
Galeria Pacífico – shopping chique com galerias. Ao lado, na Florida, loja da Puma.
Cruzamento da Florida com a Viamonte
Pátio Bullrich – shopping perto do Hotel Alvear
Shopping Paseo Alcorta (perto Malba) e Alto Palermo

Patagônia Life – doce de leite argentino (Bel e Santiago) – pode ser comprado no free shop da saída, mas há restrições para entrar no Brasil (acordo comercial). Pode trazer da Havana.

Sapatos:
Botticelli - Rua Alvear, próxima do Hotel Alvear, famoso, em que recomendo tomar um café.
Guido – indicada, perto da Galeria Pacífico, na Florida
Luz Príncipe – Maipú, 812 – Centro, 9º and, ap. J – Tel: 4893-2410


Madlen – Suipacha 874 -  Tel: 4328-9482    Fax: 4328-9530  madlena@uol.com.ar
capas - pashimina de festa (com arremate nas pontas, parecendo um poncho aberto)
Uru Sweaters – US – couro – fabrica de ropa de cuero – http://www.us-cueros.com.ar/ Suipacha, 978 (esquina c/ M. T. de Alvear) – Tel: (54 11) 4328-8550/6998 entrega no hotel
Couro pela cidade: preços melhores: Reconquista e Suipacha.
Vitamina – roupa fem – Av. Libertador, 788

SUIPACHA
restaurante Los Remolinos - a Suipacha, 957 - chorizo com batata palha.
confeitaria La Ideal - Suipacha, 384 - típica, com tangos a tarde.

RECOLETA
Relembra Paris! Lá, o Shopping Buenos Aires Design, modernoso, com lojas interessantes de decoração. Vale uma visita a Basílica Menor de Nuestra Señora del Pilar (missas domingo 8:30, 10, 11, 12, 19,20,21 horas), em estilo barroco do século XVIII. A missa é bonita e a freqüência bem distinta. A Igreja fica junto ao elegante Cemitério da Recoleta.  Centro Cultural, do lado direito da Igreja.
Sábado - feira de artesanato na Praça Intendente Alvear (ou Praça da Recoleta).
Café de la Paix - Av. Quintana, 595
La Biela Av. Quintana, 596 - café, chocolate quente, taça de vinho ou cerveja, freqüentado pelo escritor Jorge Luís Borges. Agora, desça a praça e cruze a Avenida del Libertador rumo ao indispensável Museu Nacional de Belas Artes.
Café Nucha – Paraná, 1343
Lola - Calle Roberto Ortiz, esquina com a Guido - muito bom
San Babila - Italiano - Animado - Bom (US$ 40 p/ 2 pessoas)
Sanjuanino  - Posadas, 1515, tel.: 4804-2909 - + famosas empanadas da cidade . Clássica: carne, com a opção apimentada. O restaurante serve pratos típicos criollos, como o locro (espécie de feijoada, com milho no lugar do feijão, carnes de porco defumadas, rabada e mocotó) e tamales (pamonha recheada de carne). Servem também pratos para os apreciadores de caça.  

Compras:
Buenos Aires Design: Av. Pueryrredón, 2501 – perto da igreja e da praça.
Várias lojas e resturantes: Okko (produtos asiáticos), Lokko Isimo – Tel: 5777-6118 (decoração), DOGMA (arte, Manuel de Francesco, Marcelo Despósito, Cristina Trovato) –Grifes famosas: nas avenidas Alvear e Presidente Quintana.
Bolsas - Charles Calfun - Calle Posadas 1199, esq. Libertad, tel. 4816.8716. Vendedora Marta, bom atendimento e desconto de 5%  em efectivo.
Salão - Volumen 3 - Paraná, 1.163 - é cotadíssimo.
Perto, fica a Galeria Bond Street  - Santa Fé, 1670, com a Rodriguez Pena - cheia de lojas interessantes.
Loja Tramando - Posadas com a Rodriguez Pena
Coisas práticas: Buenos Aires
Embaixada do Brasil: 45152400.
Ligar de BA para o Brasil: 00 55 61...;   do Brasil, para BA: 00 41 54 11...

Aeroporto: 1-Região de freqüentes desaparecimentos de malas. Atenção redobrada no retorno, sobretudo em Ezeiza. 2- Lembrar que a taxa de embarque internacional é paga em dinheiro, ou só com o cartão Mastercard e Visa, direto no Aeroporto (US$ 18 = 54 pesos). Se chegar sem dinheiro e sem mastercard, não adianta, não embarca!

Câmbio: cuidado. O melhor câmbio: saindo do desembarque, em Ezeiza, ainda dentro do aeroporto, no Banco de La Nation Argentina. Consegui a taxa de 2,88 por dólar (10/6/5). Melhor, só nas lojas, com as compras, 3 pesos por dólar. O preço dos táxis nos guichês fora do desembarque é menor, em torno de 40 pesos. Em 1º/7/06 troquei 100 dólares por 307 pesos.

Troque dólares por pesos na exata medida que deles necessitar. Nas lojas, há 3preços diferentes: em efectivo (dinheiro), em tarjeta (cartão) e em dólar (o melhor). Preferência: pagar as compras com dólares. Eles adquirem ótima cotação nas lojas. Bem melhor que nas casas de câmbio. Para comprar, primeiro, pergunte o preço; depois, pergunte de novo o preço: “e em efectivo?”; geralmente eles abaixam, somente após, verifique a cotação do dólar na loja que, geralmente, é de 3 pesos. A maioria das lojas dão 10% de desconto nas compras a vista (em efectivo), em relação ao pagamento com cartão, e cotam o dólar a 3 pesos (junho/05). Algumas têm ainda o duty free ( + ou – 12%). Acho que o pagamento em dinheiro facilita a sonegação que existe tanto lá como cá.

Peso: deixe pra trocar reais lá e procure não utilizar dólar. No Centro, a maioria das lojas aceitam também reais, mas sempre dê preferência a trocar seus reais por pesos. Troque o dinheiro sempre em casa de câmbio autorizada.
Táxi: Premium – rádio táxi – 5238-0000 ou 4374-6666 – http://www.taxipremium.com/
- explicar a nota que está dando para que não engane no troco (da 100 e eles dizem que receberam 10). Ideal: dinheiro trocado. Conferir o troco antes de sair do táxi. Não aceite indicações não solicitadas de restaurantes de motoristas (tem indicação p/ outros por comissão).
- abundantes e baratos. Use e abuse com atenção.
- Remi - carro com motorista a sua disposição. Relativamente baratos, + caros que os táxis.