12 de setembro de 2011

ArtRio....Próximo Ano..Must See



Boteros maravihosos!

Uma dica maravilhosa, que ia ser dada com muito carinho e dedicação, mas que agora já é tarde, pois demorei tanto a terminar o texto, que o evento já acabou.Sucks!
Muita coisa para fazer, fãs... Mas fica para o próximo ano. Minha irmã Fátima, que está no Rio, visitou a feira Art-Rio, evento que foi o maior sucesso, e me relatou tudinho...Agora ela é minha correspondente na Cidade Maravilhosa.
Muito bem montada, parecia até um museu de arte ou uma Bienal dos velhos tempos. Os artistas vibraram. Um deles, que participou de uma Art-Miami Basel há alguns anos, disse "que dá de mil a zero na de Miami". Além do fato de a vista ali do Pier ser maravilhosa!...
O objetivo dos realizadores da Feira é inserir o Rio de Janeiro no disputado mercado mundial de arte. Nesta primeira edição participaram  Galerias dos EUA, França, Alemanha, Austrália, Argentina, Peru, Chile, México e Espanha.
Além disso, Galeristas de outros países vieram apenas para dar uma olhada. Aposto que gostaram do que viram. Isso tudo é muito bom para os nossos artistas brasileiros e para o público em geral que compareceu em massa ao evento.
A próxima edição que acontecerá de 12 a 16 de Setembro de 2012 vai atrair mais Galeristas e um público bem maior.
Afinal, o Rio é uma obra de Arte. Entre os destaques, o stand do marchand Jean Boghici, absolutamente espetacular. Pelas mãos de Jean, passaram, nos anos 60, todos os grandes artistas de hoje. Com a ArtRio, o Píer Mauá consolida sua vocação para os eventos.
Na abertura, havia o melhor do melhor das artes. Dos colecionadores, aos artistas, críticos, galeristas. Gente de várias nacionalidades, fazendo a feira decolar rumo ao pódio, no próximo ano,  das feiras mais disputadas do mercado internacional.
Além do local perfeito, a organização mostra-se correta em cada detalhes: limpeza, iluminação, divisão de espaços, curadoria. Nada deixou a desejar.
Os grandes artistas nacionais consagrados todos lá.  Tanto os modernos como os contemporâneos. E obras de bons artistas internacionais.
As vendas começaram a bombar cinco minutos após a abertura das portas, sendo logo adquiridas obras de artistas como Maria Nepomuceno (galeria A Gentil Carioca) e Alexandre Mazza (galeria Luciana Caravello Arte Contemporânea).
No fim da noite, em todos os stands, pelo menos uma obra havia sido vendida. Na Arthur Fidalgo, em menos de quatro horas, cinco obras vendidas, entre elas, o Asterix do ótimo Sergio Alevatto.
  O galerista americano Leon Tovar trouxe várias pinturas e esculturas do colombiano Fernando Botero, e parecia contentíssimo com o resultado. Pretende voltar ano que vem.
Trabalhos de artistas franceses trazidos pela Galerie Hussenot de Paris. Essas luminárias são feitas com tubos de plástico. E o Cristo da foto abaixo foi composto por cabos de antena de TV e prendedores de cabo.
No pavilhão dos colecionadores obras de artistas consagrados como Picasso e as belas cerâmicas

 Duas obras da artista Iole de Freitas
 Muitos quadros de Cícero Dias
Um trabalho fascinante feito com borracha e tinta acrílica.
Acima, a instalação "Fortaleza de Arkadin" de Wesley Duke Lee que foi apresentada na Bienal de Veneza em 1990 e está avaliada em R$ 1,5 milhão.
Esta é a Bandeira Real Brasileira. Explico: foi montada com imagens de cédulas de 1, 2 e 20 Reais. Fez o maior sucesso. Além da Bandeira que chamava muito a atenção, outro destaque dessa Galeria era o piso de madeira com molas que dava uma sensação de desequilíbrio ao caminhar, mas fazia a alegria das crianças que não paravam de pular...
Physichromie de Carlos Cruz Diez - incrível este quadro e a sensação que provoca no público que busca diferentes ângulos para ver as mudanças de cores. O quadro acima olhado de frente tem tons de verde, azul e um rosa escuro, mas se... 
...olharmos pela lateral ele aparece todo verde.

Em breve, veremos mais boteros nas residências cariocas. Um leilão foi montado no espaço da A Gentil Carioca, com a colaboração da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro e com o martelo do leiloeiro paulista Aloísio Cravo. E sabem por quanto foi arrematada a "bandeira com cédulas" do artista Lourival Cuquinha? R$85 mil, pela Almeida&Galé Galeria de Arte, de São Paulo.
Galerias também do Recife e de Belo Horizonte diziam-se muito satisfeitas por terem vindo, e opinavam que a ArtRio em nada vai afetar a tradicional SP-Arte. Pelo contrário, vai aquecer mais o mercado.
O prefeito Eduardo Paes abriu oficialmente o evento às duas da tarde e, simpático, visitou todos os stands. No fim do dia, ele retornou com a mulher, Cristine. Entre os colecionadores bacanas vistos nos corredores da feira, José Roberto Marinho, Nininha Magalhães Lins, Genny Nissenbaum, Ronaldo César Coelho, Fábio Frering e Cristina Burlamaqui. E comprando!
Os fundos de investimentos marcaram presença através de seus conselheiros e curadores, como a jovem Ana Varella, que conhece feiras de arte em todo o mundo e, como carioca, mostrava-se feliz por ver um tão bem sucedido logo em sua primeira edição. Cícero Dias tem uma bela retrospectiva.
A marchand Márcia Barrozo do Amaral aproveitou o pé direito alto do Armazém e pendurou uma obra de Ascânio MMM de tirar o fôlego. Suas esculturas maravilhosas o reinserem com destaque dentro do mercado. Um belo espaço! Outro galerista,  Ricardo Rego, apresentando um desenho de Ligia Clark, de 1956, que é um achado.
A ArtRio é um programa obrigatório para todos - quem quer conhecer arte ou quer comprar uma obra. E tem para qualquer bolso. Elisangela Valadares, Brenda Osório, Alexandre Accioly e Luiz Calainho foram os organizadores e acertaram!

O Rio de Janeiro é internacional e um evento sério e bem organizado, envolvendo arte e negócios, tem tudo para dar certo.
A ArtRio é prova disso. Amo o Rio!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário