19 de novembro de 2010

Amo muito isto: VI Semana de Valorização da Pessoa Com Deficiência


Senado Federal promove VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Evento busca fomentar debates e incentivar ações para inclusão de pessoas com deficiência
O programa Senado Inclusivo, em parceria com diversas entidades e instituições, realiza entre os dias 7 e 9 de dezembro, a VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, em Brasília. O objetivo do evento é provocar na sociedade discussões sobre o tema com o intuito de garantir melhor qualidade de vida e inclusão para todas as pessoas com alguma deficiência. O evento trará à capital, dentre outras exposições, obras confeccionadas pelo artista plástico Arthur Bispo do Rosário, desfile de moda  inclusiva, shows, lançamentos de livros, palestras e fóruns sobre inserção social.
No Brasil, de acordo com dados do Censo 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,6 milhões de pessoas têm algum  tipo de deficiência seja desde o nascimento ou adquirida ao longo da vida. Os dados totalizam 14,5% da população nacional. Um número expressivo que vem gerando reflexões sobre formas de adaptação a essa nova realidade. “Atividades comuns como visitar o museu, ir ao cinema, pegar o ônibus, ler um livro, que acreditamos não terem dificuldade alguma, tornam-se difíceis e constrangedoras quando não adaptadas à realidade de pessoas com limitações físicas”, explica Mônica de Araújo, Chefe do Cerimonial da presidência do Senado Federal e coordenadora do programa Senado Inclusivo. Ela acrescenta que, desde 2002, o Senado Federal busca soluções para assegurar a essas pessoas  melhor qualidade de vida e espaço para que elas sejam inseridas nas atividades normais da sociedade. A segunda vitória veio com a Lei de Cotas - 8.213/91, implantada em 1999 pelo decreto 3.298, que garante adequação ambiental, reserva de vagas de emprego para pessoas com deficiência em empresas que possuam um quadro de funcionários igual ou superior a 100. “Elas devem manter cotas entre 2% e 5% do total de empregados”, complementa Aires. Além disso, a Lei dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social.
Destaques da programação

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência traz logo no primeiro dia o desfile de moda  inclusiva,  no qual o ex-jogador de futebol e deputado federal eleito, Romário de Souza Faria e a filha Ivy irão participar. Os comentários estão sob responsabilidade da estilista Daniela Auler, criadora do Concurso de Moda Inclusiva, da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A abertura das exposições será com a obra do renomado artista sergipano, Arthur Bispo do Rosário, com o tema “Obraviva” - Sonho e Realidade.

No segundo dia de atividades, haverá a abertura do VI Fórum Senado Debate Brasil com o tema “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”. Em seguida, o capitão Nelson Leoni faz palestra sobre o livro “Haiti: uma lição de vida”. O militar já aposentado devido a um grave acidente ocorrido durante a Missão de Paz do Brasil, no Haiti conta como sobreviveu a um tiro de fuzil.

No último dia, a agenda fica por conta dos balanços e conclusões obtidas durante o VI Fórum Senado Debate Brasil com apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro e com show das bandas Toque Especial e Tribo de Jah.


Veja abaixo a programação do evento:
7 de dezembro - 3ª feira
14h - Sessão Solene de Abertura da VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.
Local: Plenário do Senado Federal
18h - Abertura da Exposição “Obraviva – Sonho e Realidade”, do artista plástico Arthur Bispo do Rosário.
Local: Salão Branco do Congresso Nacional
19h - Desfile de Moda Inclusiva, com a presença de atores da Rede Globo, do jogador Romário e sua filha Ivy e com comentários da estilista Daniela Auler, criadora do Concurso de Moda Inclusiva, da Secretaria do Estado de São Paulo dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Coquetel.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
8 de dezembro - 4ª feira
9h às 18h – VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h - Apresentação das peças “Cabrocha” e “Elvis Presley”, do Grupo “Eu      
         Danço”.
16h - Palestra “Haiti: uma lição de vida”, com o capitão Nelson Dias Leoni – militar ferido durante a Missão de Paz do Brasil no Haiti.
17h - Apresentação da banda “Soul Washing Machine”, de Rodrigo Han.
17h30 - Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
        Coquetel e autógrafos dos livros - distribuição gratuita.
9 de dezembro - 5ª feira
9h às 18h - VI Fórum Senado Debate Brasil “Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional”.
Local: Auditório do Interlegis
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
15h - Apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro.
16h - Apresentação da banda “Toque Especial”.
19h - Apresentação da banda “Tribo de Jah”.