16 de novembro de 2010

Amo este Poema

Minha alma invencível


"Sob o manto da noite que me cobre
Negro como a profundeza de um polo a outro
Eu agradeço a todos os deuses
Por minha alma invencível
Nas garras ferozes das circunstâncias
Não me encolhi nem derramei meu pranto
Golpeado pelo destino
Minha cabeça sangra, mas não se curva.
Longe deste lugar de ira e lágrimas
Só assoma o horror das sombras
Ainda assim, a ameaça dos anos me encontra
E me encontrará sempre
Destemido
Pouco importa quão estreita seja a porta
Quão profusa em punições seja a lista
Sou o senhor do meu destino
Sou o capitão da minha alma."
William E Henley

2 comentários:

  1. Mônica, a-do-rei!!! Falou muito prá mim. Vou fazer o download dele na minha cuca lelé.
    Bjs
    Marcia Coelho

    ResponderExcluir
  2. Márcia, há muito venho citando este poema diante de inúmeros acontecimentos recentes, e no domingo lembrei-me dele mais uma vez porque:
    14/11/2010 às 12:16
    Nise Yamaguchi revela os novos tratamentos contra o câncer no 'Marília Gabriela Entrevista'Nise Yamaguchi revela os novos tratamentos contra o câncer no 'Marília Gabriela Entrevista'
    O “Marília Gabriela Entrevista” deste domingo (14), às 22h, traz a médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi. Desde jovem, ela buscava respostas para indagações do ser humano. Depois de estudar filosofia, decidiu ser médica para tratar seus pacientes de modo holístico. Especializou-se na área, pois, segundo Nise, câncer é um desafio e um aprendizado.
    A médica começa a entrevista explicando o que é o câncer, a evolução e a notoriedade do tema durantes os últimos anos: “em 1960 as pessoas morriam de uma série de coisas e não tinham tempo de envelhecer. Não tinham tempo de ficarem velhos, fase em que as células ficam mortas ou mais cansadas". Gabi quer saber qual o tipo de câncer que mais cresce atualmente. "O câncer que mais cresce é entre as mulheres e é o de pulmão, pois elas começaram a fumar há 30 anos", conta.
    Atuando no hospital Sírio-Libanês, a Drª Nise Yamaguchi é uma das primeiras especialistas em tratamento de câncer no Brasil, com mais de oito mil casos em seu currículo. Ela revela que até o Narguilé, sensação entre os jovens, é prejudicial. “É quase um maço de cigarros em 1h30 e vicia sim!”. E conta que o número de fumantes vem caindo ao longo dos anos: “hoje se fuma menos que há dez anos atrás", explica.
    Diante de tantos tratamentos e prevenções, Gabi é incisiva quando pergunta se nenhum câncer é mortal. “O câncer detectado precocemente tem grandes chances de ser curado”, explica Drª Nise. Segundo ela, no Brasil, antigamente o paciente não sabia que tinha a doença: “ninguém falava para o paciente que ele tinha câncer e na Alemanha era normal, ele fazia parte deste processo”. A apresentadora indaga se com a doença do paciente, a família também fica doente. “Não só a família como os amigos. Alguns me dizem: ‘eu não sabia que era tão amado’”.
    Ela termina citando um trecho do poema Invictus:"Sou o senhor do meu destino
    Sou o capitão da minha alma"

    ResponderExcluir